1º Atividade. Elise Hirako.

 

Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPG/CEN/UnB

Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Artes Cênicas 2 MPAC 2

Docente: Marcus Mota

Discente: Elise Hirako  

Matrícula: 22/2101300

Aula 06.


Atividade 01: A partir dos mecanismos de busca indicados, realizar sua pesquisa de teses e dissertações. Após, fazer uma seleção de três que mais lhe interessam e destacar: Roteiro a- forma de organização, distribuição das partes b- metodologia c- análise da bibliografia d- aspectos que considerar relevantes. Depois de realizar essa pesquisa bibliográfica, escrever uma postagem aqui no blog a partir do roteiro. 


  1. Tese 01


  FRAN T, ADRIANA BOLITE. Notação de dança, notação de vida sobre a linhologia de Fernand Deligny e Tatsumi Hijikata' 03/07/2020 207 f. Doutorado em LITERATURA, CULTURA E CONTEMPORANEIDADE Instituição de Ensino: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da Puc Rio


1.1. Mecanismo de busca


    A tese foi encontrada no catálogo de teses da CAPES, disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Para a escolha das três teses foram utilizadas as palavras-chave Butoh e Butô, resultando em três e nove teses de doutorado, respectivamente. A escolha da primeira tese para análise deriva da especificidade do tema: notação de movimento de Tatsumi Hijikata, e ainda, por se tratar de uma tese recente, do ano de 2020. A tese está disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9826947.

 


1.2. Roteiro de Análise


1.2.1. A forma de organização


Para efeito de uma análise profícua, foi realizado uma busca a partir do órgão de de padronização técnica, a  Associação Brasileira de Normas Técnicas, doravante ABNT para melhor compreensão da estrutura. Será utilizado, portanto, a  norma ABNT NBR 14724: 2005, cuja terceira revisão ocorreu em 2011, em que expõe as regras gerais para trabalhos acadêmicos. Segue abaixo a tabela de disposição de elementos que será utilizado como parâmetro para análise da estrutura e forma de organização.

 

Figura 01 tabela da Disposição dos elementos da ABNT NBR 14724, mais atualizada

Fonte: printscreen realizado da norma técnica disponível em: https://www.normasabnt.org/abnt-nbr-14724/

 

Inicialmente, sobre a parte externa, o arquivo disponibilizado não possui capa. Acerca da parte interna, os elementos pré-textuais estão presentes, contudo, apresenta a lista de ilustrações após o sumário, e não antes, como recomenda a norma. Sobre os elementos textuais, a introdução ocupa cinco páginas, o desenvolvimento se desenvolve em 10 partes, e as conclusões estão em uma seção chamada “Palavras finais” de apenas uma página. Por fim, a autora se utilizou apenas das referências, que é elemento obrigatório pós textual da tese. 


1.2.2. Metodologia


Adriana Bolite introduz com uma epígrafe de Deligny, e estabelece relação com os autores Gilles Deleuze e Jacques Guattari. A partir da enunciação, a autora já aponta uma pista sobre sua metodologia, e em suas palavras: “O acaso como metodologia, a deriva como força criadora” (BOLITE, 2020, p.12.). Adiante, elabora uma minibiografia de Tatsumi Hijikata e Fernand Deligny, em que se utiliza de notação de movimento, e outro que se utiliza de cartografia de gestos e movimento de mapas.

   A autora se utilizou de uma metodologia cartográfica, partindo de um fio, da linhologia, para organizar os mapas e teorias. Segundo ela, "A prática cartográfica como uma ferramenta de criação e não de representação; e o caráter clínico-estético tanto dos mapas quanto dos cadernos”  (BOLITE, 2020, p.14.). Ela se inspira nestes autores para contar sua trajetória teórica artística e acadêmica. 


1.3. Análise da bibliografia



1.3.1. 1º parâmetro: Tipo de bibliografia


Durante a aula anterior, o professor Marcus Mota informou sobre a importância de referências bibliográficas, para além de livros. Por isso, observou-se os seguintes tipos de bibliografia  e após coleta de dados, tem-se que:

  • Filme: 10

  • Entrevista: 2

  • Livro: 105

  • Dissertação: 0

  • Tese: 6

  • Artigo: 31

  • Total: 154


Para melhor visualização, segue o gráfico abaixo:


Figura 2: Tese 1, 1º parâmetro.




Fonte: dados coletados da tese  Notação de dança, notação de vida sobre a linhologia de Fernand Deligny e Tatsumi Hijikata, 2020, de Adriana Bolite, e elaboração do gráfico realizado por Elise Hirako.


1.3.2. 2º parâmetro: 1999 ou anterior versus 2000 a 2014 versus entre 2015 a 2020.


O total de referências bibliográficas foi de 154, de diversos anos. Foi utilizado o ano de 2020 como o mais recente, tendo em vista o ano de publicação da tese.  

  • Foram contabilizados 24 materiais de 2020 à 2015;

  • foram contabilizados 80 materiais de 2014 à 2000; e 

  • foram contabilizados 50 materiais de 1999 ou anterior.


Para ilustrar a porcentagem em relação ao total de materiais bibliográficos, segue o gráfico abaixo:


Figura 3: Tese 1, 2º parâmetro.



Fonte: dados coletados da tese  Notação de dança, notação de vida sobre a linhologia de Fernand Deligny e Tatsumi Hijikata, 2020, de Adriana Bolite, e elaboração do gráfico realizado por Elise Hirako.


1.4. Aspectos que considerar relevantes



Aspectos positivos: 

A autora se utilizou de uma quantidade alta de bibliografia estrangeira, contudo, grande parte tratavam-se de livro de 1999, ou anterior, com destaque para filosofia.

Sobre o tema que me interessa, notação de movimento, percebo que não se trata de tema central que compunham a tese, não sendo aprofundados sobre o ponto de vista do processo de criação Hijikata.


Aspectos negativos

A autora escreve apenas uma página em suas considerações finais. 

Por vezes a primeira pessoa torna o texto tal qual um diário de bordo. 

A princípio considero robusto a quantidade de livros, corresponde a 68,2% dos materiais bibliográficos.

Apenas 15,6% são considerados bibliografias atualizadas (entre 2020 - 2015), a considerar a data de publicação da tese. 



***



  1. Tese 02


                Coletty, Viviana de Souza. Território estético e território político, corpo e insurreição através da arte, um estudo a partir da obra de Tatsumi Hijikata. 2017. 464. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.


2.1. Mecanismo de busca


    A tese foi encontrada no catálogo de teses da CAPES, disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Foi utilizada a palavra chave Butoh e Butô, resultando em três e nove teses, respectivamente.

    A escolha desta escritura para análise deriva do estudo estético e político de Tatsumi Hijikata, e ainda, por se tratar de uma tese recente, do ano de 2017. A tese está disponível em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/20756/2/Viviana%20de%20Souza%20Coletty.pdf

 


2.2. Roteiro de Análise


2.2.1. A forma de organização


Acerca da estrutura, Viviane Colete cumpre com rigor a norma ABNT NBR 14724. 

Se organiza em três partes. A primeira parte: estabelece um panorama conceitual através da topografia. A segunda parte, a autora parte da topografia conceitual levantada anteriormente para linguagem e para criação de obras através dos corpos. E por fim, a terceira parte, em que a autora apresenta as danças de Hijikata e os poemas corporais.

 

2.2.2. Metodologia


Metodologia cartográfica.


2.3. Análise da bibliografia


2.3.1. 1º parâmetro: Tipo de bibliografia


Observou-se os seguintes tipos de bibliografia  e após coleta de dados, tem-se que:

  • Filme: 32

  • Entrevista: 7

  • Livro: 104

  • Tese: 6

  • Artigo: 69

  • Total: 372


Para melhor visualização, segue o gráfico abaixo:


Figura 4: Tese 2, 1º parâmetro.



Fonte: dados coletados da tese Território estético e território político, corpo e insurreição através da arte, um estudo a partir da obra de Tatsumi Hijikata, 2017, de Viviana Coletty, e elaboração do gráfico realizado por Elise Hirako.


2.3.2. 2º parâmetro: 1999 ou anterior versus 2000 a 2011 versus entre 2012 a 2017.


O total de referências bibliográficas foi de , de diversos anos. Foi utilizado o ano de 2020 como o mais recente, tendo em vista o ano de publicação da tese.  

  • Foram contabilizados 26 materiais de 2017 à 2012;

  • foram contabilizados 114 materiais de 2011 à 2000; e 

  • foram contabilizados 66 materiais de 1999 ou anterior.


Para ilustrar a porcentagem em relação ao total de materiais bibliográficos, segue o gráfico abaixo:


Figura 2: Tese 2, 2º parâmetro.




Fonte: dados coletados da tese Território estético e território político, corpo e insurreição através da arte, um estudo a partir da obra de Tatsumi Hijikata, 2017, de Viviana Coletty, e elaboração do gráfico realizado por Elise Hirako.


2.4. Aspectos que considerar relevantes


Aspectos positivos: 


Organização impecável da bibliografia que está separada por tipos (artigos, livros, teses etc)

Referência Bibliográfica específica ao tema atualizada.

Alto número de leitura de artigos


Aspectos negativos


Trata-se de uma tese defendida no Brasil, contudo, está em francês, o que dificulta a leitura. 

 

***


  1. Tese 03


CUNHA, Carla Sabrina. Jinen Butô: corpoimagem na improvisação. 2012. 134 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.


3.1. Mecanismo de busca


 A tese foi encontrada no catálogo de teses da CAPES, disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Foi utilizada a palavra chave Butoh e Butô, resultando em três e nove teses, respectivamente. A escolha desta escritura para análise deriva do estudo de Atsushi Takenouchi, discípulo de Hijikata, e por se tratar de uma tese da Universidade de Brasília. A tese está disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/12757


3.2. Roteiro de Análise


3.2.1. A forma de organização


Acerca da estrutura, Carla Cunha cumpre a composição das partes de uma tese, segundo a norma ABNT NBR 14724, apesar de inserir a lista de figuras no local equivocado. 

Se organiza em cinco partes. A primeira parte: a dança butoh, partindo de um recorte histórico até chegar no Brasil, sobre quem é Atsushi Takenouchi e os princípios de Jinen Butô. A segunda parte, a autora parte da relação entre improvisação, butoh, corpo e imagem. A terceira parte, corpo imagem, uma trajetória em processo. A quarta parte, em que a autora apresenta os resultados, e por fim, a quinta parte, em que discute-se os resultados. 

Cunha elabora as considerações finais, referências bibliográficas e anexos.

 

3.2.2. Metodologia


Revisão Bibliográfica e experimentação em processo criativo.


3.3. Análise da bibliografia


3.3.1. 1º parâmetro: Tipo de bibliografia


Observou-se os seguintes tipos de bibliografia  e após coleta de dados, tem-se que:


  • Filme: 13

  • Entrevista: 0

  • Livro: 47

  • Tese: 10

  • Artigo: 8

  • Total: 78


Para melhor visualização, segue o gráfico abaixo:


Figura 5: Tese 3, 1º parâmetro.



Fonte: dados coletados da tese Jinen Butô: corpoimagem na improvisação, 2012, de Sabrina Cunha, e elaboração do gráfico realizado por Elise Hirako.


3.3.2. 2º parâmetro: 1999 ou anterior versus 2000 a 2007 versus entre 2008 a 2012.


O total de referências bibliográficas foi de , de diversos anos. Foi utilizado o ano de 2020 como o mais recente, tendo em vista o ano de publicação da tese.  

  • Foram contabilizados 20 materiais de 2008 à 2012;

  • foram contabilizados 33 materiais de 2007 à 2000; 

  • foram contabilizados 19 materiais de 1999 ou anterior; e

  • foram contabilizados 6 materiais sem data, doravante s/d.


Para ilustrar a porcentagem em relação ao total de materiais bibliográficos, segue o gráfico abaixo:

Figura 6: Tese 3, 2º parâmetro.



Fonte: dados coletados da tese Jinen Butô: corpoimagem na improvisação, 2012, de Sabrina Cunha, e elaboração do gráfico realizado por Elise Hirako.



3.4. Aspectos que considerar relevantes


Aspectos positivos: 


A autora anexou entrevista, que foi realizada por ela, com o dançarino Butô Atsushi Takenouchi. 


Aspectos negativos


A acerca da forma, é informado no sumário que tratam-se de 5 partes, contudo, na introdução, são apresentadas 4 partes. 

A metodologia não é apresentada de modo explícito, cabendo ao leitor, descobrir por entrelinhas que trata-se além de uma revisão bibliográfica.

 

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