Primeira atividade - Guilherme Mayer
Análise das três teses.
Disciplina: Metodologia de pesquisa
Professor: Marcus Mota
Aluno: Guilherme Mayer
0.0 Preâmbulo
A partir do enunciado proposto pelo professor Marcus Motta busquei analisar três teses, trabalhos de conclusão do doutoramento, que apresentassem afinidade com o projeto de pesquisa “Princípios metodológicos da luteria para criações cênicas”. Entretanto, como tudo na vida é mutável, após as considerações da banca durante a prova oral para ingresso no curso, o conceito operativo da luteria foi colocado em revisão pelo autor do projeto de pesquisa supracitado. Desta feita, buscou-se na escolha dos escritos que foram analisados durante o trabalho uma correlação mais básica: artistas que trabalham com performances que dão protagonismos a fontes sonoras não-humanas.
Essa é uma proposição mais próxima do objeto de pesquisa escolhido no meu mestrado, mas desta vez há uma busca metodológica distinta, em um aprofundamento do trabalho em processo criativo ao invés de análise de espetáculos. Espera-se, assim, um delineamento metodológico mais explícito desta correlação e, ainda criar, mesmo que embrionariamente, um laboratório/oficina de criação a partir dessa correlação. Em específico, fiz um recorte de teses escritas por artistas e buscou-se responder uma pergunta de pesquisa, que é: é prudente/relevante/bom que o experimentalismo com fontes sonoras tenham um laboratório para esse tipo de criação?
1 - A pesquisa para encontrar a primeira tese
O primeiro texto analisado foi encontrado no repositório Proquest, a busca foi simples, fora colocado no buscador as palavras: sound art, sound design e soundwalking. Estes são estilos de arte que trabalham, em alguma instância, com performances que dão evidência a fontes sonoras não-humanas. Em seguida, frente a uma série de teses, 20.139, fui recortando até encontrar apenas uma tese que falava de sound art, sound design e soundwalking escrita por um artista que foi: WRITING (DIRTY) NEW MEDIA: TECHNORHETORICAL OPACITY, CHIMERAS, AND DIRTY ONTOLOGY.
Esta é uma tese escrita para o departamento de filosofia da Universidade de Dakota do Norte. O que já demonstrou, na pesquisa inicial, um apontamento relevante de que as formas de arte buscadas neste repositório “sound art, sound design e soundwalking”, são estudadas com maior veemência dentro do âmbito da filosofia contemporânea. Assim sendo, percebe-se um espaço transdisciplinar.
1.1 - Abordagens.
Bibliográfica - Processo Criativo - Análise de obras.
1.2 - Referências.
Como pontapé inicial, foi buscado o jogo teatral apresentado por Marcus Motta em suas bancas - virar o texto ao contrário. Por óbvio, não houve tanta graça, pois era apenas um texto de formato PDF, mesmo assim, este foi levado até última página. O primeiro ponto interessante, que já poderia ser copiado futuramente para a pesquisa do autor desta análise, foi a mudança da palavra bibliografia para “Works Cited” - em uma tradução livre, trabalhos citados. Essa transição tira de certo pedestal o livro, ou mesmo a leitura de forma geral, como única fonte de pesquisa.
Sem mais rodeios, segue abaixo uma tabela dos trabalhos utilizados para a realização desta pesquisa:
A seguir será realizado uma breve análise destes números. Primeiramente a baixa utilização de teses e dissertações. A dissertação trazida, sobre Glitch-art, foi realizada para a obtenção do grau de mestre em design multimídia na universidade de Huddersfield. Este é um tema que apresenta certa similaridade com o assunto abordado pelo autor desta tese. Já a outra tese utilizada parece uma decisão relacionada com a forma de escrita de uma tese, já que ela diz respeito a um estudo sobre economia.
Outro fator relevante na análise foi uma série de conteúdos audiovisuais do tipo “tutoriais” retirados da plataforma YouTube. Em assuntos que envolviam: como utilizar elementos da empresa Apple, encontrados no canal oficial da marca; até vídeos ensinando elementos como circuit band.
Foi separado os sites gerais consultivos pois, em três momentos, o autor cita o google como elemento de referência, como em: “‘Google.’ Oxford English Dictionary. n.d. Web. 1 Apr. 2014” (HAMMER, 2014, p.208). Mesmo sabendo que cada país tem sua forma de citação, fora salientado essa decisão de referência por sua peculiaridade.
Sem nenhuma dúvida o maior dispositivo consultivo do autor foram os livros, 39, sendo estes, em grande parte, discussões de localização do trabalho em uma linha epistemológica/ontológica específica, questão própria do âmbito em que o trabalho foi apresentado, o departamento de filosofia da universidade da Dakota do Norte.
As outras formas apresentadas tinham caráter menos explícito de decisões de utilização. Ou seja, o autor desta análise não conseguiu compreender apenas pelos nomes dos textos se eles eram de quais âmbitos (filosofia ou artes), e quais eram suas possíveis funções no trabalho.
1.3 - Capítulos
A primeira decisão do autor que chama a atenção em seu sumário é a sua dificuldade para a leitura, em razão de salientar uma forma estética. Os títulos são escritos como códigos: CH∆PTE® 0NE: TECHN0®HET0®¡C∆L 0P∆C¡TY, 0®: H0W TECHN0L0GY C0NV¡NCED THE W0®LD ¡T D¡D N0T EX¡ST. Essa decisão abre espaço para certas discussões sobre pesquisas artísticas, formas de escrita, etc.
A análise se sucedeu com uma contagem de capítulos, são quatro capítulos e uma conclusão. Sublinha-se o fato da introdução ser considerada parte do capítulo um, enquanto a conclusão tem sua seção à parte no texto. Intui-se uma falta de consistência nessa escolha, o que precisaria de uma análise mais profunda para compreender os motivos que levaram Hammer a tomar essa decisão.
Os quatro capítulos tratam de assuntos correlatos, em uma divisão entre teoria e prática. Segue abaixo a tabela com características de cada capítulo
O que percebe-se, todavia, é que, mesmo sendo um trabalho teórico/prático, o viés teórico embasa muito mais a escrita de Hammer.
Em outro sentido, percebe-se que o autor da tese utiliza muitas seções a fim de organizar a leitura, mas usa subseções apenas quando ele acredita ser muito necessário, não sendo uma marca em sua escrita.
1.4 - Palavras chaves e acenos metodológicos.
Ainda no sumário e acrescentado o resumo da pesquisa percebe-se certas questões de palavras e discussões que podem ser úteis para a escrita da tese do autor da presente análise.
Este princípio metodológico será pesquisado com maior veemência no prosseguir da pesquisa
--- Approach/Theory versus Practice/Performance
Hammer argumenta o motivo e a forma que ele vai construir um ambiente transdisciplinar entre filosofia e performance sonora.
--- TechnoTextual Production in Three Acts
Como Hammer está falando sobre arte mediada por objetos não-humanos tecnológicos ele também gasta uma seção e 3 subseções para comentar sobre as máquinas que o auxiliaram para a criação da sua tese.
---Actors, Objects, Things, Units,…Chimeras
Hammer explicita o problema conceitual de trabalhar com fontes sonoras, nunca saber como chamá-las.
--- Manifesto
O manifesto é uma forma metodológica ou um objeto de análise? Pergunta que pretendo buscar respostas.
--- Directions Forward: Glitch, OOO, and Questions of Disability
Trazer as direções que o trabalho ainda tem a discutir é uma forma organizada de demonstrar pontas soltas resultantes da tese. É interessante mas também desafiador, pois demonstra possíveis fragilidades da obra.
2 - Pesquisa para encontrar a segunda tese.
Desta vez, a pesquisa foi realizada no repositório da Capes de Dissertações e Teses. A busca diferenciou-se da primeira a partir da possibilidade de recortes que este sistema apresenta. Sublinha-se o fato de que o sistema ProQuest tem como recorte artigos, livros, dissertações e teses, mas o autor desta análise não encontrou nenhum mecanismo para diferenciar pesquisas realizadas em departamentos diferentes, como é o caso da plataforma Capes.
A pesquisa foi realizada, mais uma vez, a partir da palavra sound art, e teve 20156 respostas, por conta do número pornográfico foi decidido mudar a pesquisa para sound-art (com hífen). Apenas essa mudança gerou uma resposta muito mais precisa, com 8967 resultados. Ao recortar apenas as teses de doutorado, sobraram, por fim, 1269 resultados. Dentre estes foi ainda realizado mais um recorte, em “Linguísticas, letras e artes”, gerando apenas 590 resultados.
Busquei assim resultados de trabalhos que falassem das experiências de artistas, em uma busca nos resumos, encontrando a tese “máquinas sonoras afetivas: biosfera e tecnosfera”.
2.1 Abordagens
Bibliográfica - Processo Criativo - Análise de obras.
2.2 Referências
Segue abaixo a tabela com as referências do trabalho:
Mesmo com tantas tentativas de encontrar uma discussão sobre sound art em um viés prático e não uma proposta filosófica, ainda é notável a escolha pela filosofia como modo de pensar essas questões. Diferentemente da tese anterior que utilizava autores como Ian Bogost, Graham Harman e Levi Bryant, que são filósofos interessados em arte e composição de objetos estéticos, desta vez, a autora da tese analisada decidiu utilizar como base fundante Gilles Deleuze.
Como ela trabalhava com uma sound-art que usa máquinas, intui-se que a ideia de máquina em o Anti Édipo chama a atenção da autora. Ela utiliza dezessete livros do próprio Deleuze, por vezes em seus escritos conjuntos com Félix Guattari. Além destes livros ela ainda recolhe quatro comentadores sobre o Deleuze e, ao analisar com acurácia, ainda traz autores como Nietzsche e Spinoza, referências chave do pensamento que Deleuze irá desenvolver.
Sobre o processo criativo em arte sonora há uma dissertação de mestrado chamada Sound mosaics: a graphical user interface for sound synthesis based on auditory-visual associations; um livros, Computer Music: Synthesis, Composition, and Performance; e dois artigos, STFT Analysis Driven Sonographic Sound Processing in Real-Time using Max/MSP and Jitter; Raster Scanning: A New Approach to Image Sonification, Sound Visualization, Sound Analysis And Synthesis.
Ainda há outros escritos na bibliografia que podem ser interessantes para o desenvolvimento da pesquisa bibliográfica do autor desta análise.
2.3 Formato
Antes de comentar o sumário, salta os olhos as intermináveis listas (lista de imagem, lista de vídeos e lista de áudios) desta tese: 127 figuras, 27 vídeos e 23 áudios. Além das bibliografias, as referências e objetos de estudo estão presentes neste outro espaço do texto.
Outro elemento relevante ao se tratar de formato é o cuidado estético da autora. A dissertação é linda, escrita com fundo azul claro, e com imagens que se confundem com as letras mas sem dificultar a leitura. Ela é estruturada em 5 capítulos, além da introdução em separado, a conclusão desta vez foi intitulada como capítulo conforme a imagem abaixo:
Este trabalho tem seu viés prático mais evidente, sendo, de fato, utilizado a tabela de imagem, vídeos e sons como resultado das análises da autora. No quarto capítulo a autora modifica radicalmente sua forma de escrita e faz diversas subseções.
2.4 - Palavras chaves e acenos metodológicos.
--- SUN[SCAN]SET | DO NASCIMENTO: O PEQUENO LIVRO DAS INSISTÊNCIAS
A autora passa em um software de computador as sonoridades de algumas fontes sonoras.
--- HUE VALUES: DAS MATRIZES ÀS NOTAS E LAYERS SONOROS
Um modo de composição a partir desses sons.
--- JOGO E SUBJETIVIDADE MAQUÍNICA: AFIRMAÇÃO E COMPOSIÇÃO
A criação de um jogo a partir das inconsistências das fontes sonoras na captação/reprodução.
--- EFEMERIDADES E CRISTALIZAÇÕES: INDIVIDUAÇÃO, INFORMAÇÃO E TRANSDUÇÃO
A questão da mediação por objetos técnicos.
3- A pesquisa para próxima tese
O autor desta análise retorna ao banco de dados da Capes, feliz com a descoberta da tese acima, afinal ele pode utilizá-la em sua pesquisa, mas com desejo de encontrar algo que seja, ainda mais, uma escrita mergulhada em processos criativos, com conceitos-ferramentas reproduzíveis. Desta feita procurou-se na mesma lista nomes que tivessem verbos, o autor deste texto estava procurando algo que se assemelhasse a um manual, e assim encontrou a tese Circuito Alterado em Três Atos: Abrir, Tatear e Multiplicar.
Em contexto, circuito alterado é uma técnica de criação de sons experimentais eletrônicos, em que se abre coisas elétricas e mexe nos seus circuitos, (colocando solda, tirando solda, colocando novos, fios etc) visando descobrir novos sons.
Desta feita, pensei que dentro dos modos de sound-art, este poderia trazer modos de ação que podem se relacionar com a prática de uso de fontes sonoras não-humanas em cena.
3.1 Abordagens
Bibliográfica - Processo Criativo - Análise de obras.
3.2 Referências
O primeiro ponto que captura a atenção é o número menor de referências utilizadas na sua tese. É, sem dúvida, uma tese com poucos interlocutores. Entretanto, saliente-se que é uma tese que utiliza mais autores sobre o tema proposto na pesquisa (textos e livros sobre sound-art sound design, sound walking, fontes sonoras etc.) do que as outras. Há, de toda a sorte, livros sobre filosofia, sendo Flusser seu maior interlocutor - com três livros e dois artigos escritos por comentadores. Percebe-se, portanto, que a filosofia é tema mas não é central na sua proposta. Inclusive, ela é mais utilizada na introdução do que nos outros capítulos.
Outra característica que remeteu diretamente à frase do professor Marcus Mota em sala de aula “O objeto cria a metodologia”, foi o fato de, após as referências bibliográficas o autor ainda separar um DVD com materiais diversos sobre o tema e uma listagem de artistas e bandas que usam este tipo de processo criativo em suas obras. Ou seja, mesmo que a obra deste autor não tenha tantos embasamentos bibliográficos quanto as anteriores, ela utiliza de outros mecanismos para construir sua escrita.
3.3 - Formato
O primeiro detalhe peculiar, além do título que é composto por três verbos, saliente-se o fato do resumo ser minúsculo. O resumo de seu texto ocupava sete linhas. Ao avistar o sumário, percebe-se uma separação por cinco capítulos, que são expostos no quadro abaixo:
Nota-se que a introdução e a conclusão recebem, desta vez, separações por capítulos. Os três capítulos que compõem o corpo do texto apresentam aspecto teórico e prático. Sendo todas suas seções compostas por verbos: Abrir (2.1 Programar, 2.2 Reprogramar); Tatear (3.1 Experimentar, 3.2 Produzir) e; Multiplicar (4.1 Apresentar; 4.2 Compartilhar).
Seus capítulos foram considerados teóricos/práticos pois estes não são escritos em primeira pessoa, como um relato único de um processo criativo. O autor faz uma sistematização e condensação da forma de diversos artistas, inclusive ele, para processos criativos usando circuitos alterados.
Não há grandes mudanças de tamanho e forma de divisão de seus capítulos. O aspecto mais distinto de sua forma de organizar sua tese talvez seja a criação de suas seções para a introdução “Porque Circuitos alterados?” e “Abordagens”. Pelos nomes escolhidos pelo autor intui-se que ele esteja criando, em lato sensu: primeira seção (justificativa), segunda seção (metodologia).
3.4 - Palavras chaves e acenos metodológicos.
As palavras-chave e acenos metodológicos para a minha pesquisa são os verbos de cunho prático que nomeiam as seções e capítulos da tese.
Abrir
A possibilidade exploratória das fontes sonoras se demonstra um fator que pode ser utilizado na pesquisa do autor desta análise.
Programar
Programar é um universo à parte de conhecimentos específicos para o escopo da pesquisa que está em desenvolvimento, assim sendo, acredito não ser possível.
Reprogramar
Em alguns livros sobre circuitos alterados acredita-se que na possibilidade de reprogramação “do it yourself” sem técnicas básicas tendo como máxima “evitar tomar um choque” este lugar interessa à pesquisa, ao passo que não se sabe se é uma possibilidade real.
Tatear
Tatear é um termo próximo a proposta do projeto de ReParar, conceito criado por Fernanda Eugênio, que significa perscrutar os relevos e buscar suas diferenças.
Experimentar
Talvez, nessa instância, seja possível utilizar o entendimento de reprogramar apresentado acima. É necessário maiores informações para compreender com maior acurácia.
Produzir
Formas de transdução e captação são questões relevantes na composição de sonoridades para a cena e podem ser revisitadas, de maneira operativa, pelas proposição da tese.
Multiplicar
Formas de sentido e fruição do público.
Apresentar
Questões técnicas que envolvem uma apresentação em vivo são parte de um problema real na composição de sonoridades para a cena. Portanto este é um material valioso nesse sentido.
Compartilhar
Neste momento é uma questão de fruição mais subjetiva, relacionada com os aspectos trazidos por Jacques Ranciére. Talvez não interesse tanto enquanto material de revisão para a escrita da tese do autor dessa análise, pois não abarca a questão da compleição visual.
Considerações finais sobre o trabalho
As três teses expostas, mesmo que uma delas esteja separada pela região da américa, apresentam similaridades. Primeiramente acerca da filosofia, todas apresentam livros desta área do conhecimento. Além disso, mais especificamente as três teses utilizam o livro Jamais fomos modernos do autor Bruno Latour. Esta percepção colocou o autor desta análise contra a parede frente a seu próprio desejo, de não apresentar a filosofia como ponto principal de seu trabalho, como fora o caso de sua dissertação.
As três teses utilizam a mesma abordagem: bibliográfica, processo criativo, análise de obra. Bibliograficamente a primeira tese utiliza materiais mais diversos, discutindo trabalhos de outros âmbitos e indo mais a fundo em escritos, mesmo que diversos sobre sound-art. Já sobre o processo criativo, a pesquisa que mais se debruçou sobre o tema foi a segunda tese, que, inclusive, deixa seu quarto capítulo, sobre sua prática, com 20 páginas a mais que os outros. Por fim, sobre análise de obra a terceira tese tem maior vontade de transformar essa análise em uma série de conceitos reprodutíveis em outros trabalhos, constituindo uma espécie de manual.
Sobre a pergunta de pesquisa: é prudente/relevante/bom que o experimentalismo com fontes sonoras tenham um laboratório para esse tipo de criação? Não foram encontradas respostas devidamente explícitas. O primeiro trabalho analisado há, em 00@ manifesto o autor toca esta questão a partir da necessidade de exaurir os objetos e isso só poderia ser possível em um espaço distinto. Em máquinas sonoras afetivas: biosfera e tecnosfera é possível compreender a tecnoesfera como este espaço, mesmo que isso não fique devidamente explícito. Na terceira tese, a questão da oficina laboratório é explorada, entretanto o autor termina comentando sobre a possibilidade de circulação dessa experimentação em outros espaços.
Após estas primeiras leituras, mesmo que superficiais, percebe-se pontos que relevantes que serão voltados no prosseguir da criação estética, da criação do laboratório de dispositivos sonoros para a cena e que dão novos vetores ao objeto de pesquisa.
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