Análises das atividades de análise das teses e dissertações
Gente, no lugar de um vídeo estou escrevendo.
O1- exercício foi proposto sem um modelo, para ver como vocês resolvem. Ou seja, como vocês a partir do exercício encontram seus modos de analisar os textos de teses e dissertações.
No exercício de Elise Hirako vemos uma interação com os textos lidos por meio de prints de trechos desses textos e tabelas e gráficos que procuram apresentar os materiais selecionados e ao mesmo tempo fundamentar as interpretações de Elise. Assim, elementos visuais funcionam como mediadores, e não apenas ilustrações. Há um vínculo entre elementos visuais e interpretação, argumentação.
02- Ao fim do exercício do Gabriel Luz, após sua detalhada análise dos textos escolhidos, há uma tabela .Levantamento de aspectos das dissertações.Bem interessante pois, após as análises individuais em sequência, temos uma compreensão global e comparativa.
03- Taína Carvalho apresenta uma síntese de cada um dos trabalhos que escolheu para sua atividade, indicando por qual razão escolheu cada texto.
04- Leôni Cristina apresentada detalhadas leituras de seus textos escolhidos, incluindo após informações sobre as obras um seção interessante chamada de Considerações Finais, na qual analisa tais obras.
05- Igor passos combina diversos métodos de leitura e análise de textos utilizados, como detalhamento das informações descritivas, análises bibliográficas, e comentários.
06- Daniel Costa, após apresentar seu projeto, justifica as obras escolhidas para análise. Aos poucos, em suas análises, Daniel vai apresentando as diferenças entre as obras que leu. Interessante, que isso vai lhe demonstrar que pesquisas são diferentes em razão de metodologias diferentes. E não por que são de pessoas diferentes.
07- IVANA MOTTA analisa detalhadamente textos selecionados, destacando indicações bibliográficas que serão relevantes para sua própria pesquisa. Assim, além da descrição das obras e das metodologias, Ivana vai ampliando seu repertório bibliográfico.
08 -Natália Pires seleciona pesquisas a partir de seu projeto. Das três selecionadas, duas são mais antigas. Será necessário avançar mais na linha do tempo, pois há muita coisa produzida nos últimos 6 anos. Há uma preocupação em tentar discutir conceitos, e opções para se definir processos interartísticos.
09- Thaís Cordeiro vale-se de materiais disponíveis em repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB),o que é bom para um primeiro contato com pesquisas realizadas dentro do ppg. A partir daí, seria bom ir atrás de outros diretórios de pesquisa. Esse primeiro momento de pesquisa, que é o levantamento de referências, amplia e revê ideias que a gente apresenta no projeto inicial de entrada para o mestrado.
Comentários
Postar um comentário