Atividade Caroline de Carvalho Sousa
UNIVERSIDADE DE
BRASÍLIA
INSTITUTO
DE ARTES - IdA
DEPARTAMENTO
DE ARTES CÊNICAS
PROGRAMA
DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Metodologia de
Pesquisa em Artes Cênicas
Professor: Marcus
Mota
Doutoranda: Caroline
de Carvalho Sousa
Exercício de análise:
No
presente exercício pretendo dissertar sobre as teses Relações raciais,
gênero e memória : a Trajetória de Ruth de Souza entre o Teatro Experimental do
Negro e o Karamu House ( 1945-1952), defendida pelo prof. Dr. Julio Claudio
da Silva pela Universidade Federal Fluminense em 2011, e respectivamente a tese
Série de Estudos Cênicos sobre Poder e Espaço, de
Nivalda Costa : Arquivo Hipertextual, Edição e Estudos critico- Filológico,
defendia pela prof. Drª Débora de Souza da Universidade Federal da Bahia
defendida em 2019. Para compor este exercício analítico acrescento o meu olhar
sobre a dissertação Teatros Negros e suas Estéticas na Cena Teatral
Brasileira da pesquisadora Mestre em Artes pela Universidade de Brasília em 2016, Cristiane
Sobral Correa Jesus. A tríade de trabalhos acadêmicos escolhidos dialogam de
forma direta com a meu projeto de doutorado Mulheres Negras na cena
afrolatina : Uma trajetória sobre multiartistas por conta das abordagens metodológicas e dos
aspectos históricos sociais , raça e gênero que atravessam o campo de estudo
destes trabalhos. Além disso, as teses supracitadas se tornaram fontes de
pesquisa principal para minha dissertação de mestrado Lúcia di Sanctis e
Nivalda Costa : trajetórias de mulheres negras no teatro baiano de 1966-1979,
e ainda se fazem presente na continuidade do meu projeto de doutorado.
A tese do pesquisador Júlio
Claudio da Silva recorta um contexto especifico da trajetória artística de Ruth
de Souza entrelaçando esta com o Teatro Experimental do Negro e a formação
profissional da artista nos Estados Unidos da América, período esse que também
marca o afastamento de Ruth de Souza do TEN.
O pesquisador parte da motivação de analisar as relações raciais e de
gênero na trajetória da atriz Ruth de Souza tendo como plano de fundo o inicio
de sua carreira em grupos e instituições, a exemplo do Karamu House, teatro
escola norte americana, de grande pioneirismo no teatro negro. Entretanto, a
metodologia utilizada pelo historiador visa cruzar depoimentos da atriz, com
documentos do seu arquivo pessoal, e de outras fontes correlatas sobre o TEN. Júlio
Claudio da Silva revela em sua pesquisa o processo de construção da memória da
atriz e a intencionalidade metodológica do arquivamento de si mesma e do
próprio Teatro Experimental do Negro. E por meio da analise desse cruzamento de
fontes orais e escritas que o pesquisador revela dentro do contexto da memória
individual de Ruth de Souza, e a memória coletiva registrada em documentos de
seus arquivos, além de fontes históricas, como as questões de gênero de raça se
presentificam na cena teatral negra brasileira.
A pesquisadora Débora de Souza
afirma logo no princípio da sua tese Série de Estudos Cênicos sobre Poder e
Espaço, de Nivalda Costa : Arquivo Hipertextual, Edição e Estudos critico- Filológico,
que sua pesquisa é debruçada no âmbito da Filologia em diálogo com a Arquivística
e com a Informática. Diante disso analisa ao mesmo tempo que formula e executa
a criação de um acervo digital sobre as obras e documentos correlatos a Séria
de Estudos Cênicos sobre Poder e Espaço da dramaturga e diretora Nivalda Costa.
As
materialidades que estruturam a pesquisa fazem parte do Arquivo Texto Teatrais
Censurados vinculado do Arquivo Texto Teatrais Censurados vinculado ao
Instituto de Letras da UFBA, e esse aspecto se faz importante neste trabalho
Filológico por contar com tipologia de documentos de recortes de jornal do
período tanto do acervo pessoal da autora, Nivalda Costa, quanto de acervos
públicos da cidade de Salvador, além de documentação censória do Arquivo Nacional
o que permite adentrar nos aspectos de produção, transmissão, circulação e
recepção dos textos teatrais e seus respectivos espetáculos, tendo em vista seu
contexto histórico de ditadura militar.
Apesar de não adentrar em aspectos
mais profundos sobre o teatro baiano e questões de gênero e raça que atravessam
a narrativa pessoal e artistica de Nivalda Costa, a tese de Débora de Souza
propôs a organização deste acervo digital que possibilitou o estudo sobre as
obras da artista que desenvolvi no mestrado sobre a trajetória de mulheres
negras no teatro baiano.
O último trabalho acadêmico observador
neste exercício é a dissertação da pesquisadora Teatros Negros e suas
Estéticas na Cena Teatral Brasileira , Cristiane Sobral Correa Jesus (2016) que se
propõe a reflexionar e registrar a trajetória tanto de artistas independentes
como de grupos de teatro negro brasileiros, demarcando na cronologia histórica
o período anterior e o que se sucede a fundação do Teatro Experimental do Negro
em 1940 por Abdias Nascimento. A abordagem de sua pesquisa acadêmica visa
mapear os aspectos estéticos, avanços, entraves e as estratégias resistências
desses sujeitos e coletivos da pesquisa, com intuito seja de analisar os
estereótipos raciais que demarcam a cena teatral brasileira em alguns períodos
históricos seja em também observar a resistência na construção de outros
imaginários e referenciais estéticos propostos pelo teatro negro no Brasil.
Para além disso a pesquisadora Cristiane Sobra Correa Jesus revisita
teoricamente as obras das autoras Miriam Mendes e Leda Maria Martins sobre o
negro e o teatro negro na cena brasileira, expondo um o campo estético deste
teatro fundamentado em referenciais de matrizes africanas e afro-brasileiras,
construindo a partir disso o caminho metodológico que abarca as estéticas
negras em cena. Evidencia em sua escrita o trabalho desenvolvido, e demarcado
no contexto histórico, de Benjamim Oliveira, Grande Othelo, A Companhia Negra
de Revista, Mercedes Baptista, Mário Gusmão, Haroldo Costa, Teatro Folclórico
Brasileiro, Teatro Experimental do Negro, Teatro Popular Brasileiro, além de
analisar acontecimentos e registros do Fórum Nacional de Performance Negra e
trabalhos da Cis de Arte Negra Cabeça Feita, Bando Teatro Olodum e Grupo Nata.
As duas teses respectivamente de Júlio Claudio da Silva (2011) e Débora de Souza
(2019) fogem do campo das Artes Cênicas ao mesmo tempo que ampliam os
cruzamento com este, refletindo sobre o contexto histórico e social. Entretanto
apenas a tese de Júlio Claudio da Silva , evidencia a questão de gênero
intercruzada com as questões raciais no teatro. Enquanto que a tese de Débora
de Souza a questão política e documental de censura e ditadura militar falam
mais alto. A dissertação de Cristiane Sobral é imprescindível para se compreender de forma
reflexiva a trajetória do teatro negro brasileiro e a contribuição estética e
metodológica nas artes da cena. Entretanto não observa de forma aprofundada
alguns contextos interssecionalizados que se materializam neste cenário, mesmo
sem a intenção de pensar sobre eles, pois tais trajetórias revelam a
discrepância da presença feminina em registro no teatro negro brasileiro.
Diante desse panorama os trabalhos
acadêmicos supracitados agregam de forma a referenciar questões históricas,
sociais e culturais que atravessam inclusive a encruzilhada proposta em projeto
de doutorado, analisando a trajetória artística observando o aspecto
multiartista e contracultural compartilhado entre a singularidades das sujeitas
da pesquisa Victória Santa Cruz (Peru), Lucia di Sanctis (Bahia) e Nivalda Costa
(Bahia) em protagonismo nas artes da cena, observando os aspectos
compartilhados de arquivamento e si mesmas como resistência contra hegemônica.
Referências:
JESUS, Cristiane Sobral Correa. Teatros negros e suas estéticas na cena teatral brasileira. 2016. [160] f., il. Dissertação (Mestrado em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
SILVA, J. C. Relações raciais, gênero e memória: a trajetória de Ruth de Souza entre o Teatro Experimental do Negro e o Karamu House (1945-1952). 2011. 276f. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2011.
SOUZA, Débora de. Série de estudos cênicos sobre poder e espaço, de Nivalda Costa:arquivo hipertextual, edição e estudo crítico-filológico. 2019. 449f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
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