Atividade Caroline de Carvalho Sousa

 

    UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

INSTITUTO DE ARTES - IdA

DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS



 

Metodologia de Pesquisa em Artes Cênicas

Professor: Marcus Mota

Doutoranda: Caroline de Carvalho Sousa

            

Exercício de análise:

                  

                 No presente exercício pretendo dissertar sobre as teses Relações raciais, gênero e memória : a Trajetória de Ruth de Souza entre o Teatro Experimental do Negro e o Karamu House ( 1945-1952), defendida pelo prof. Dr. Julio Claudio da Silva pela Universidade Federal Fluminense em 2011, e respectivamente a tese Série de Estudos Cênicos sobre Poder e Espaço, de Nivalda Costa : Arquivo Hipertextual, Edição e Estudos critico- Filológico, defendia pela prof. Drª Débora de Souza da Universidade Federal da Bahia defendida em 2019. Para compor este exercício analítico acrescento o meu olhar sobre a dissertação Teatros Negros e suas Estéticas na Cena Teatral Brasileira da pesquisadora Mestre em Artes  pela Universidade de Brasília em 2016, Cristiane Sobral Correa Jesus. A tríade de trabalhos acadêmicos escolhidos dialogam de forma direta com a meu projeto de doutorado Mulheres Negras na cena afrolatina : Uma trajetória sobre multiartistas  por conta das abordagens metodológicas e dos aspectos históricos sociais , raça e gênero que atravessam o campo de estudo destes trabalhos. Além disso, as teses supracitadas se tornaram fontes de pesquisa principal para minha dissertação de mestrado Lúcia di Sanctis e Nivalda Costa : trajetórias de mulheres negras no teatro baiano de 1966-1979, e ainda se fazem presente na continuidade do meu projeto de doutorado.

              A tese do pesquisador Júlio Claudio da Silva recorta um contexto especifico da trajetória artística de Ruth de Souza entrelaçando esta com o Teatro Experimental do Negro e a formação profissional da artista nos Estados Unidos da América, período esse que também marca o afastamento de Ruth de Souza do TEN.  O pesquisador parte da motivação de analisar as relações raciais e de gênero na trajetória da atriz Ruth de Souza tendo como plano de fundo o inicio de sua carreira em grupos e instituições, a exemplo do Karamu House, teatro escola norte americana, de grande pioneirismo no teatro negro. Entretanto, a metodologia utilizada pelo historiador visa cruzar depoimentos da atriz, com documentos do seu arquivo pessoal, e de outras fontes correlatas sobre o TEN. Júlio Claudio da Silva revela em sua pesquisa o processo de construção da memória da atriz e a intencionalidade metodológica do arquivamento de si mesma e do próprio Teatro Experimental do Negro. E por meio da analise desse cruzamento de fontes orais e escritas que o pesquisador revela dentro do contexto da memória individual de Ruth de Souza, e a memória coletiva registrada em documentos de seus arquivos, além de fontes históricas, como as questões de gênero de raça se presentificam na cena teatral negra brasileira.

            A pesquisadora Débora de Souza afirma logo no princípio da sua tese Série de Estudos Cênicos sobre Poder e Espaço, de Nivalda Costa : Arquivo Hipertextual, Edição e Estudos critico- Filológico, que sua pesquisa é debruçada no âmbito da Filologia em diálogo com a Arquivística e com a Informática. Diante disso analisa ao mesmo tempo que formula e executa a criação de um acervo digital sobre as obras e documentos correlatos a Séria de Estudos Cênicos sobre Poder e Espaço da dramaturga e diretora Nivalda Costa.

         As materialidades que estruturam a pesquisa fazem parte do Arquivo Texto Teatrais Censurados vinculado do Arquivo Texto Teatrais Censurados vinculado ao Instituto de Letras da UFBA, e esse aspecto se faz importante neste trabalho Filológico por contar com tipologia de documentos de recortes de jornal do período tanto do acervo pessoal da autora, Nivalda Costa, quanto de acervos públicos da cidade de Salvador, além de documentação censória do Arquivo Nacional o que permite adentrar nos aspectos de produção, transmissão, circulação e recepção dos textos teatrais e seus respectivos espetáculos, tendo em vista seu contexto histórico de ditadura militar.

            Apesar de não adentrar em aspectos mais profundos sobre o teatro baiano e questões de gênero e raça que atravessam a narrativa pessoal e artistica de Nivalda Costa, a tese de Débora de Souza propôs a organização deste acervo digital que possibilitou o estudo sobre as obras da artista que desenvolvi no mestrado sobre a trajetória de mulheres negras no teatro baiano.

            O último trabalho acadêmico observador neste exercício é a dissertação da pesquisadora Teatros Negros e suas Estéticas na Cena Teatral Brasileira ,  Cristiane Sobral Correa Jesus (2016) que se propõe a reflexionar e registrar a trajetória tanto de artistas independentes como de grupos de teatro negro brasileiros, demarcando na cronologia histórica o período anterior e o que se sucede a fundação do Teatro Experimental do Negro em 1940 por Abdias Nascimento. A abordagem de sua pesquisa acadêmica visa mapear os aspectos estéticos, avanços, entraves e as estratégias resistências desses sujeitos e coletivos da pesquisa, com intuito seja de analisar os estereótipos raciais que demarcam a cena teatral brasileira em alguns períodos históricos seja em também observar a resistência na construção de outros imaginários e referenciais estéticos propostos pelo teatro negro no Brasil. Para além disso a pesquisadora Cristiane Sobra Correa Jesus revisita teoricamente as obras das autoras Miriam Mendes e Leda Maria Martins sobre o negro e o teatro negro na cena brasileira, expondo um o campo estético deste teatro fundamentado em referenciais de matrizes africanas e afro-brasileiras, construindo a partir disso o caminho metodológico que abarca as estéticas negras em cena. Evidencia em sua escrita o trabalho desenvolvido, e demarcado no contexto histórico, de Benjamim Oliveira, Grande Othelo, A Companhia Negra de Revista, Mercedes Baptista, Mário Gusmão, Haroldo Costa, Teatro Folclórico Brasileiro, Teatro Experimental do Negro, Teatro Popular Brasileiro, além de analisar acontecimentos e registros do Fórum Nacional de Performance Negra e trabalhos da Cis de Arte Negra Cabeça Feita, Bando Teatro Olodum e Grupo Nata.

              As duas teses respectivamente de Júlio  Claudio da Silva (2011) e Débora de Souza (2019) fogem do campo das Artes Cênicas ao mesmo tempo que ampliam os cruzamento com este, refletindo sobre o contexto histórico e social. Entretanto apenas a tese de Júlio Claudio da Silva , evidencia a questão de gênero intercruzada com as questões raciais no teatro. Enquanto que a tese de Débora de Souza a questão política e documental de censura e ditadura militar falam mais alto. A dissertação de Cristiane Sobral  é imprescindível para se compreender de forma reflexiva a trajetória do teatro negro brasileiro e a contribuição estética e metodológica nas artes da cena. Entretanto não observa de forma aprofundada alguns contextos interssecionalizados que se materializam neste cenário, mesmo sem a intenção de pensar sobre eles, pois tais trajetórias revelam a discrepância da presença feminina em registro no teatro negro brasileiro.

        Diante desse panorama os trabalhos acadêmicos supracitados agregam de forma a referenciar questões históricas, sociais e culturais que atravessam inclusive a encruzilhada proposta em projeto de doutorado, analisando a trajetória artística observando o aspecto multiartista e contracultural compartilhado entre a singularidades das sujeitas da pesquisa Victória Santa Cruz (Peru), Lucia di Sanctis (Bahia) e Nivalda Costa (Bahia) em protagonismo nas artes da cena, observando os aspectos compartilhados de arquivamento e si mesmas como resistência contra hegemônica.

Referências:

JESUS, Cristiane Sobral Correa. Teatros negros e suas estéticas na cena teatral brasileira. 2016. [160] f., il. Dissertação (Mestrado em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

SILVA, J. C. Relações raciais, gênero e memória: a trajetória de Ruth de Souza entre o Teatro Experimental do Negro e o Karamu House (1945-1952). 2011. 276f. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2011.

SOUZA, Débora de. Série de estudos cênicos sobre poder e espaço, de Nivalda Costa:arquivo hipertextual, edição e estudo crítico-filológico. 2019. 449f. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.

 


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