Primeira atividade - Daniel Costa

Inicialmente o meu objeto de tese propõe investigar se os currículos de artes cênicas das Universidades de Brasília – UnB, de Goiás – UFG e de Grande Dourados – UFGD demarcam em suas ementas o enfrentamento ao racismo, conforme os princípios das Resoluções e Pareceres do CNE/CEP/MEC, dispositivos norteadores para a inclusão da cultura afro-brasileira e indígena na formação inicial no âmbito do educação superior. Estas Universidades Públicas Federais são do Centro-Oeste e possuem curso de graduação presencial e a distância na área. Dessa forma, o nosso primeiro ponto se relaciona com a formação do corpo discente no campo das artes cênicas, pois queremos saber como os currículos estão dialogando com as perspectivas antirracistas? Em seguida, realizamos uma proposta de ementa valorizando uma práxis marxista, antirracista e contra coloniais amparada nas dramaturgias antilhanas e africanas de Aimé Césaire, Frantz Fanon e outros/as escritores/as. A metodologia de pesquisa da tese se apoia numa pesquisa-ação com revisão bibliográfica dos temas centrais, entrevistas com o corpo discente e docente e acompanhamento dos processos e cooperação entre os sujeitos para as resoluções das questões apresentadas. Nesta linha, proponho os pontos norteadores da pesquisa: práxis pedagógicas, currículos, teatro, raça/cor, dramaturgia com inspiração e afirmação marxista, antirracista e anticolonial. 

A busca inicial foi realizada no site do Repositório de Teses e Dissertações da Capes. Coloquei no buscador as palavras-chave: “formação de professores”, “currículo”, “artes cênicas” e “raça/cor”. Mas não obtive muito sucesso nesta busca, visto que a minha intenção era encontrar o material teórico que dialogasse com as três linhas fundamentais do meu objeto de pesquisa. Logo, coloquei no google estas mesmas palavras-chave e apareceu a primeira pesquisa. As posteriores foram encontradas no repositório de dissertações e teses da UnB. 

REIS, Monique Priscila de AbreuA formação de professores/as de arte em educação para as relações étnico-raciais: interrogando os currículos de licenciatura em teatro. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2018. 

Esta dissertação de mestrado apresenta um texto fluindo com questões bem provocativas sobre a formação de professores. A autora descreve uma série de perguntas sobre o tema proposto que são respondidas ao longo. Mas todos os questionamentos da pesquisadora dialogam com o seu objetivo principal, que é saber como os cursos de licenciatura em teatro em duas Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual Paulista estão incorporando a temática étnico-racial nos seus currículos. A dissertação apresenta três capítulos cuja metodologia se inicia com uma análise documental, bem como entrevistas com os intervenientes com os professores e alunos dos cursos. Esta dissertação encontra-se no repositório da UFSCAR. 

Palavras-chave da dissertação: Formação de professores/as. Teatro. Relações étnico-raciais. Currículo. 

Área da dissertação: Educação 

A dissertação apresenta uma lista de quadro que pode servir para análise do meu arcabouço teórico. 

Quadro 1 – Relação de bases de dados consultadas para pesquisa bibliográfica. 

Quadro 2 – Alguns grupos de teatro negro no Brasil. 

Quadro 3 – Perfil dos/as estudantes entrevistados/as. 

Quadro 4 – Categorias de análise das entrevistas com discentes. 

Quadro 5 – Categorias de análise das entrevistas com docentes. 

Referências da dissertação que podem colaborar com o objeto da minha tese:  

FIGUEIREDO, Ricardo Carvalho de. Diálogo entre saberes: a formação extracurricular do professor de teatro. In: Memória ABRACE - V Congresso. Criação e Reflexão Crítica. UFMG. Belo Horizonte: 2008. Disponível em: http://www.portalabrace.org/vcongresso/vcongresso/resumos.html. 

GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr 2012. 

JESUS, Cristiane Sobral Correa. Teatros Negros e suas estéticas na cena teatral brasileira. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Arte. Universidade de Brasília. Brasília, 2016. 

MARTINS, Leda Maria Martins. A Cena em Sombras. São Paulo: Perspectiva, 1995.   

 

CORREIA, Rosana de Araujo. Esthétique du Camouflage: La Créolisation comme procédé poétique dans l’œuvre dramaturgique de Gustave Akakpo. Tese (Doutorado em Literatura) —Universidade de Brasília, Brasília, 2021. 

Na leitura da tese, dois pontos me chamaram atenção. O primeiro foi que a escrita da tese está em francês. Acredito ser provocativo realizar uma tese em outro idioma, mesmo que muitos regulamentos de Programas de Pós-graduação exijam a língua portuguesa como norma padrão. No tocante ao segundo ponto, a tese da pesquisadora Rosana Correia apoia-se numa discussão inovadora a partir de uma nova dramaturgia africana, quiça, contra colonial. Nesta linha, percebo que a literatura dramática de Akakpo guia a pesquisa, tornando-a uma proposta inovadora, conceitual e poética. A escrita de Rosana Correia dialoga com a noção de crioulização do martinicano Édouard Glissant, conceito que na leitura da tese, se refere ao trabalho poético no qual o agenciamento dos diferentes elementos compõe a análise da obra de Akakpo. Ressalta-se que esta tese apresenta um panorama inovador sobre o teatro togolês na contemporaneidade, o que julgo ser uma leitura fundamental para quem está proposto a pensar e discutir o novo teatro da África Subsaariana de língua francesa. A tese é dividida em duas partes e tem seis capítulos. A metodologia proposta pela pesquisadora aponta um levantamento documental, bem como entrevistas com o dramaturgo, que estão transcritas e inseridas no apêndice. Encontrei esta tese no repositório da UnB quando digitei a palavra-chave “dramaturgia africana”. 

Palavras-chave da tese: teatro africano em língua francesa, dramaturgia contemporânea, Gustave Akakpo, estética da camuflagem, crioulização do drama. 

Área da tese: Literatura 

A tese não tem lista de quadro e outros, mas apresenta no anexo uma tabela de análise dos personagens, que julgo pertinente, enquanto proposta de análise dos textos do dramaturgo. No que tange as referências, a pesquisadora divide em duas etapas. Na primeira etapa, a pesquisadora descreve as obras do dramaturgo 

Obras do dramaturgo (citadas no corpo da tese);  

Outras obras do dramaturgo;  

Textos inéditos;  

Textos de análise sobre a obra do dramaturgo;  

Traduções para o português das peças de Akakpo. 

Na segunda etapa, há referências bibliográficas gerais; Literatura Dramática Teatral; Literatura Africana e Diaspórica; Estudos Culturais e Decoloniais; História do Togo e outros textos literários.  

Referências da dissertação que podem colaborar com o objeto da minha tese:  

CESAIRE, Aime. Uma Temporada no Congo. Editora Temporal, 2022.   

CESAIRE, Aime. A tragédia do Rei Christophe/Discursos contra o Colonialismo/Discurso sobre a Negritude. Editora Cobogó, 2022. 

FANON, Frantz. O olho se afoga/Mãos paralelas. Editora Segundo Selo, 2020. 

FANON, Frantz. Pele Negras, Máscaras Brancas. EDUFBA, Salvador, 2008.  

FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Zahar, 2022.  

SILVEIRA, Danilo; FÉLIX PEREIRA, Daiana. O Afro-contemporâneo nas artes cênicas: Reflexões metodológicas de pesquisa e criação no contexto pós-colonial. Revista Aspas - PPGAC- USP, v. 7, 2017. 

 

MORAIS, Jorge Eduardo Rocha. Uma poética do enraivamento: a dramaturgia de Sony Labou Tansi. Tese (Doutorado em Literatura) —Universidade de Brasília, Brasília, 2021. 

Este trabalho é de um dos membros da minha banca de defesa de mestrado. Considero que este trabalho tenha me ajudado bastante, por conta da forma escrita. A escrita do pesquisador alcança o seu objetivo, em que as informações densas e complexas se tornam suaves para a leitura. A tese também analisa a obra teatral de um poeta, dramaturgo, romancista e ensaísta africano, que se chama Sony Labou Tansi (1947-1995). Esta dramaturgo é considerado um dos autores africanos mais prolíficos, político e influente de sua geração na África subsaariana de língua francesa. No resumo da tese, o pesquisador aponta que o dramaturgo Tansi viveu uma época politicamente conturbada em seu país. Esse ambiente político se reflete em toda a sua obra, aí incluída a dramatúrgica, que ele pretendia “explosiva”, temática e linguisticamente. A tese é dividida em quatro capítulos. Ela está escrita em português. E a metodologia proposta pelo pesquisador aponta um levantamento documental sobre a obra de dramaturgo.  

Palavras-chave da tese: Literatura africana; Literatura congolesa; Literatura de língua francesa; Teatro africano; Sony Labou Tansi. 

 Área da tese: Literatura 

A tese apresenta uns quadros analíticos precisos que se somam na compreensão do texto.  

Com três páginas de referências, o pesquisador não faz distinção de etapas bibliográficas como fez a pesquisadora anterior. Segue abaixo, algumas referências relacionadas ao meu objeto de tese.  

CHALAYE, Sylvie. Afrique noire et dramaturgies contemporaines: le Syndrome Frankenstein. Paris: Éditions Théâtrales, 2004. 

SARRAZAC, Jean-Pierre. Poética do drama moderno: de Ibsen a Koltès. 1 ed. Tradução de Newton Cunha, J. Guinsburg, Sonia Azevedo. São Paulo: Perspectiva, 2017. 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

pesquisa bibliográfica Revistas

Primeira Atividade - Dhenise Galvão

EXERCÍCIO 1- IVANA MOTTA