Primeira atividade - Leôni Cristina
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Estudante: Leôni Cristina dos Santos Dias
Professor: Marcus Mota
Matricula: 22/2101239
Exercício de análise de 1 dissertação e 2 teses, a partir de busca no google acadêmico e repositórios institucionais acadêmicos:
Dissertação
Cruvinel, Tiago de Brito. Criança em Cena: Análise da Atuação e de Processos Criativos com Crianças-Atores. 2013. Dissertação de Mestrado do PPG em Artes- Instituto de Artes
Orientador: Prof. Dr. Jorge das Graças Veloso
Palavras-chave: Criança. Atuação. Formação. Preparação.
Organização
Após a introdução, a dissertação traz quatro capítulos, que antecedem as considerações finais, sendo que, no primeiro e segundo capítulos é apresentada uma pesquisa de conceitos e definições acerca da infância. Já o terceiro e quarto capítulo, tratam de processos criativos desempenhados com crianças-atores.
Optei por começar por esta dissertação pois a pesquisa analisa a atuação de crianças-atores, a partir de processos criativos em que elas estavam inseridas.
Aspectos relevantes:
A pesquisa analisa a atuação de crianças-atores, a partir de processos criativos em que elas estavam inseridas.Traz uma contextualização histórica a partir do “surgimento” da infância”, significados sociais e concepções sobre o “ser criança” ao longo dos séculos, fazendo um diálogo entre a Fenomenologia de Merleau-ponty, a Sociologia da Infância de Manuel Jacinto Sarmento e Antropologia da Criança, com Clarice Cohn, trazendo os olhares sobre a criança no mundo contemporâneo, além de dialogar com figuras importantes do teatro como Peter Brook, Viola Spolin, Stanislavski, entre outros.
Metodologia: não ficou totalmente clara, mas aponta para uma pesquisa qualitativa, aliada à pesquisa ação, que ocorre em processo um dialógico com pesquisadores e profissionais da cena, que reflete em um processo materializado no curta metragem “Pé de Bico”.
Aspectos relevantes
A pesquisa propõe uma noção de criança-ator para a compreensão sobre os princípios que podem ser observados, que possam auxiliar diretores e preparadores de elenco na linguagem teatral e cinematográfica, além de gerar, como resultado prático teórico, o curta metragem “Pé de Bico”, elaborado a partir do estudo retórico dessa pesquisa, revelando os processos pedagógicos utilizados no casting, preparação e direção das crianças-atores. Em relação à questão da atuação das crianças, Cruvinel preocupa-se que não sejam utilizadas metodologias densas, pesadas (por vezes utilizadas com adultos), evitando que o processo criativo consolide aspectos negativos na criança. Esse trabalho de pesquisa é pautado na brincadeira, posto que Cruvinel não vê problemas na questão da atuação da criança, contanto “que ela consiga criar a vida paralela proposta por Peter Brook, por meio da brincadeira e do jogo.” Nesse sentido, o pesquisador acredita na “atuação atrelada ao brincar, da capacidade de a criança entrar e sair do espaço potencial de de Winnicott.” Espaço imaginário onde a criança-ator consegue entrar, sair e se colocar na situação de jogador. Destaca-se a possibilidade de utilização da abordagem com atores adultos, no sentido de que estes também possam descobrir sua criança interior “disposta a brincar”, enfatizando a questão do processo criativo com crianças, a valorização do potencial criativo da criança(tão completas como os adultos) e ressaltando que os princípios criados, como a atuação atrelada ao brincar, a capacidade da criança de entrar e sair do espaço potencial de Winnicott, são mecanismos pedagógicos encontrados para auxiliar na direção e preparação das crianças-atores.
Referência Bibliográfica
A referência bibliográfica transita nas áreas de conhecimento, desde a psicologia, antropologia, sociologia até teatro e cinema:
2. Tese
CHICARELLE, Regina de Jesus. O lugar da fala da criança na ação docente em instituições de educação infantil. 2010. Tese de Doutorado da Universidade de São Paulo- Faculdade de Educação.
Orientadora: Profª. Drª. Marieta Lúcia Machado Nicolau
Palavras-chave: O lugar da fala. Ação docente. Educação infantil.
Escolhi essa pesquisa, embora seja uma tese de doutorado, pois ela trata sobre o lugar de fala da criança, e acredito que possa trazer contribuições e questionamentos acerca do meu objeto de estudo que está ligado à produção de material didático para o ensino de Artes Cênicas, no Ensino Fundamental. E a questão do lugar de fala da criança é algo importante, posto que o material didático deve levar em consideração o lugar de fala, não pode pressupor ou suprimir esse espaço, de forma não dialógica e impositiva, o que configura-se, de imediato, como um desafio. Nessa questão, sobre o lugar de fala, quando falamos do “outro”, que “outro” a criança é, em que posição a criança de escola pública está, quando tratamos do “outro”?
Metodologia
Nesta tese, foi realizada uma pesquisa de campo com enfoque qualitativo, em três instituições municipais de educação infantil do norte do Paraná, com o objetivo de compreender e identificar o lugar que ocupa a fala da criança na ação docente e ainda, mais especificamente verificar a importância atribuída à fala da criança na ação docente, avaliar os fatores que dificultam ou favorecem a apropriação, o desenvolvimento e a ocorrência da fala da criança em seu ambiente escolar e por fim, analisar as influências da ação docente no desenvolvimento e alargamento do lugar da fala da criança em seu ambiente educativo.
Regina Chicarelle considera, para a pesquisa, tanto os documentos oficiais, orientadores legais que carregam a concepção de educação da instituição, quanto a ação do corpo docente e interação com o corpo discente na prática da sala de aula.
Aspectos Relevantes
Chicarelle perpassa os “Pressupostos psicológicos da infância e suas contribuições para a compreensão do lugar de fala da criança na ação docente”, através de Vygotsky, Piaget e Wallon; faz um apanhado sobre a criança e o lugar de sua fala na sociedade brasileira contemporânea, abordando os pressupostos históricos da infância, o atendimento à criança em instituições educacionais brasileiras, a formação e a ação do profissional da educação infantil. Busca identificar o lugar da fala da criança na ação docente, por meio de pressupostos metodológicos e ainda vai em busca das evidências que revelam o lugar da fala da criança na ação docente, verificando aspectos como o tipo de fala e participação da criança e o tipo de fala e participação da docente.
Considerações Finais
Nas considerações finais e encaminhamentos, aponta dentre tantas observações, uma discrepância entre a prática cotidiana escolar e a concepção de educação dos documentos oficiais, que de acordo com a autora expressam uma concepção de educação comprometida com a formação humana, na qual a criança é compreendida como sujeito social. A pesquisadora aponta para a necessidade de um “questionamento ao tipo de influência formadora que as universidades mantêm na formação inicial e contínua dos docentes atuante nas instituições de educação infantil. É necessário uma formação docente que proporcione a construção do como fazer, da prática, mas com todos os sentidos abertos à teoria, de modo que se conquiste um tipo de formação capaz de proporcionar ao professor um posicionamento crítico e reflexivo para que desenvolva autonomia em sua forma de pensar e agir, resultando em um profissional cooperativo e criativo. “
Referência Bibliográfica:
A referência bibliográfica é extensa, transitando principalmente pela educação, psicologia, mas abrange também vários documentos legais que regulamentam a Educação no Brasil.
3. Tese
LOYOLA, Geraldo Freire. PROFESSOR-ARTISTA-PROFESSOR: Materiais didático-pedagógicos e ensino-aprendizagem em Arte. 2016. Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas da Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientadora: Profª. Dra. Lucia Gouvêa Pimentel
Palavras chave: Arte. Professor-Artista. Ensino-Aprendizagem de Arte. Pesquisa em Arte.
Resumo
Nesta tese são analisadas e propostas possibilidades de ampliação do pensamento acerca de materiais didático-pedagógicos para o ensinoaprendizagem em Arte. Discute-se este tema a partir de pontos de vista de professores de Arte que também são artistas e que transitam entre os dois campos com o mesmo empenho e comprometimento estético e artístico. Nesse sentido, concebe-se e contextualiza-se o material didático-pedagógico para Arte em conceitos semelhantes aos de pesquisa e criação artística, como proposições e/ou objetos estéticos que estimulam a criação e a compreensão de processos de se ensinar-aprender Arte. Essa concepção é apresentada e discutida a partir de teorias, experiências pessoais e de ideias desses profissionais em depoimentos na série Professor Artista, conjunto de filmes elaborado para o Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais, modalidade EaD, que faz parte do Programa de PósGraduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG. Os filmes foram produzidos pelo Innovatio - Laboratório de Arte e Tecnologias para a Educação - também vinculado à Escola de Belas Artes - e contemplam diversas modalidades artísticas com as quais cada um trabalha, como desenho, pintura, cerâmica, fotografia, gravura, intervenção urbana, tecnologias contemporâneas e teatro, dentre outras. O ensino-aprendizagem mediado pelo uso de tecnologias é um fenômeno da cultura cotidiana contemporânea e é abordado numa perspectiva crítica e de favorecimento da ampliação do pensamento tecnológico.
A série Professor Artista tem como objetivo, dentre outros, o de aproximar alunos e professores de Arte do universo da produção artística contemporânea, visando ampliar a percepção sobre processos de criação, produção de materiais didático-pedagógicos e concepções de pensamentos artísticos.
Organização da tese:
Capítulo 1: Reflexões sobre materiais didático-pedagógicos para a Arte.
O material didático-pedagógico como conteúdo em um componente curricular
O material didático-pedagógico na relação com as abordagens no ensino-aprendizagem
Capítulo 2: Tecnologias contemporâneas, pensamento tecnológico, contexto e Arte Para além das tecnologias digitais
Um campo vasto
A imagem em movimento
Arte e objetos técnicos programáveis
Virtualidade. Imaginação. Simulação
Capítulo 3: Série Professor Artista. Diálogos
A imaginação como vetor de construção de conhecimento
A metáfora como vetor de construção de conhecimento
Capitulo 4: Artista-Professor-Pesquisador-Materiais didático-pedagógicos.
Correlações
Considerações Finais
Referências
Apêndice:
Metodologia: pesquisa com criação de Série Professor Artista.
Diálogo, pesquisa e experimentações
Considerações Finais
A abordagem do material didático-pedagógico numa perspectiva expandida, vinculando a sua concepção e produção a conceitos estéticos e de estímulos à criação artística, se configura como uma reflexão fundamental na elaboração de projetos e ações para o ensino-aprendizagem em Arte. Essa abordagem, a partir do ponto de vista de professoresartistas, reflete o lugar do material didático-pedagógico em consonância com as especificidades da arte e do seu ensinoaprendizagem, ao incentivar ações de pesquisa, experimentação e respeito às subjetividades dos alunos na construção de conhecimentos artísticos. Nesse sentido, a série Professor Artista se constitui em um material didático-pedagógico que contribui, fundamentalmente, para o trabalho de professores de Arte em geral e para o ensino contemporâneo de Arte, ao trazer imagens, ideias e poéticas de criação desses profissionais e as imbricações que eles estabelecem entre os dois campos de atuação.
Referência Bibliográfica:
A referência bibliográfica transita pela arte, arte-educação, didática, materiais didáticos.
Relação de sites e portais consultados na internet
Depoimentos via correio eletrônico
Filmografia Série : Diálogos: Professor Artista
Referências - Dissertação 1
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Brinquedo que simula o trabalho de moer grãos https://www.youtube.com/watch?v=L_UCDi3EYEI&feature=youtu.be Acesso em 12/06/2015.
Manoel de Barros. Documentário. Só dez por cento é mentira. https://www.youtube.com/watch?v=QZLC8wNVtfs Acesso em 28/11/2015.
Geraldo Loyola. Corpos Itinerantes http://www.oqueteincomoda.blogspot.com.br/ Acesso em 02/10/2015. 107 Geraldo Loyola. Documentário. Jeguinhos. http://www.oqueteincomoda.blogspot.com.br/ Acesso em 02/10/2015. Abordagens sobre o material didático no ensino de Artes Visuais. Vídeo da disciplina Laboratório de Ensino de Artes Visuais no Brasil.
Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais. EBA/UFMG. https://www.youtube.com/watch?v=eJ_m2DVeQvs Acesso em 28/08/2015.
Depoimentos via correio eletrônico
CUNHA, Evandro Lemos da. Depoimento via e-mail. 2016.
MACEDO, Juliana Gouthier. Depoimento via e-mail. 2016.
Filmografia Série Professor Artista
BAPTISTA, Paulo.
Duração: 12min55s Produção: Innovatio - Laboratório de Arte e Tecnologias para a Educação Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - CEEAV Coordenação Geral: Evandro Lemos da Cunha Coordenação de Produção: Sérgio Vilaça Coordenação do Curso: Amir Brito Cadôr, Patrícia de Paula, Jussara Vitória Direção: Geraldo Loyola, Maurício Gino, Sérgio Vilaça Produção: Alysson Faria Costa Imagens: Danilo Vilaça, Filipe Chaves, Sérgio Vilaça Roteiro: Cristiane Lage, Geraldo Loyola Edição: Danilo Vilaça, Edgard Paiva Trilha sonora: Rafael Sodré Edição de Som: Jalver Bethônico Consultoria didática: Geraldo Loyola, Lucia Gouvêa Pimentel Realização: Sarasvati Produtora Financiamento: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Escola de Belas Artes - EBA, Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - CEEAV; Centro de Apoio à Educação a Distância - CAED; Universidade Aberta do Brasil - UAB; Ministério da Educação - MEC. Ano de Realização: 2013
CAMPBELL, Brígida.
Duração: 19min56s 108 Produção: Innovatio - Laboratório de Arte e Tecnologias para a Educação Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - CEEAV Coordenação Geral: Evandro Lemos da Cunha Coordenação de Produção: Sérgio Vilaça Coordenação do Curso: Amir Brito Cadôr, Patrícia de Paula, Jussara Vitória Direção: Geraldo Loyola, Maurício Gino, Sérgio Vilaça Produção: Alysson Faria Costa Imagens: Edgard Paiva, Filipe C. Storck, Filipe Chaves Roteiro: Cristiane Lage, Geraldo Loyola Edição: Edgard Paiva Trilha sonora: Chris Zabriskie, Jared C. Balogh Edição de Som: Jalver Bethônico Consultoria didática: Geraldo Loyola, Lucia Gouvêa Pimentel Realização: Sarasvati Produtora Financiamento: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Escola de Belas Artes - EBA, Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - CEEAV; Centro de Apoio à Educação a Distância - CAED; Universidade Aberta do Brasil - UAB; Ministério da Educação - MEC. Ano de Realização: 2013
CARMO, Alexandrino do.
Duração: 09min38s Produção: Innovatio - Laboratório de Arte e Tecnologias para a Educação Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - CEEAV Coordenação Geral: Evandro Lemos da Cunha Coordenação de Produção: Sérgio Vilaça Coordenação do Curso: Amir Brito Cadôr, Patrícia de Paula, Jussara Vitória Direção: Cláudio Luiz de Oliveira, Geraldo Loyola, Maurício Gino Produção: Alysson Faria Costa, Gabriela Gontijo Imagens: Danilo Vilaça, Edgard Paiva, Filipe C. Storck, Rodrigo Brant Roteiro: Filipe C. Storck, Geraldo Loyola Edição: Cláudio Luiz de Oliveira Trilha sonora: Rafael Sodré Áudio: Lucas Nézio Consultoria didática: Geraldo Loyola, Lucia Gouvêa Pimentel Realização: Sarasvati Produtora Financiamento: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Escola de Belas Artes - EBA, Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - CEEAV; Centro de Apoio à Educação a Distância - CAED; Universidade Aberta do Brasil - UAB; Ministério da Educação - MEC. Ano de Realização: 2013
HORTA, Eugênio Paccelli.
Duração: 17min52s 109 Produção: Innovatio - Laboratório de Arte e Tecnologias para a Educação Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - CEEAV Coordenação Geral: Evandro Lemos da Cunha Coordenação de Produção: Sérgio Vilaça Coordenação do Curso: Patrícia de Paula, Jussara Vitória Direção: Geraldo Loyola Produção: Alysson Faria Costa, Bethânia Glória Imagens: Edgard Paiva, Filipe C. Storck, Sérgio Vilaça Roteiro: Edgard Paiva, Geraldo Loyola Edição: Edgard Paiva Trilha sonora: Rafael Sodré Edição de Som: Jalver Bethônico Consultoria didática: Geraldo Loyola, Lucia Gouvêa Pimentel Realização: Sarasvati Produtora Financiamento: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Escola de Belas Artes - EBA, Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - CEEAV; Centro de Apoio à Educação a Distância - CAED; Universidade Aberta do Brasil - UAB; Ministério da Educação - MEC. Ano de Realização: 2012
MADURO, Clébio.
Duração: 16min04s Produção: Innovatio - Laboratório de Arte e Tecnologias para a Educação Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - CEEAV Coordenação Geral: Evandro Lemos da Cunha Coordenação de Produção: Sérgio Vilaça Coordenação do Curso: Patrícia de Paula, Jussara Vitória Direção: Geraldo Loyola, Maurício Gino Produção: Alysson Faria Costa, Bethânia Glória Imagens: Filipe C. Storck, Filipe Chaves, José Alberto Bahia Duarte, Maurício Gino, Sérgio Vilaça Roteiro: Cristiane Lage, Geraldo Loyola Edição: Filipe C. Storck Trilha sonora: Rafael Sodré Edição de Som: Jalver Bethônico Narração: Mário Zavagli Consultoria didática: Geraldo Loyola, Lucia Gouvêa Pimentel Realização: Sarasvati Produtora Financiamento: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Escola de Belas Artes - EBA, Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - CEEAV; Centro de Apoio à Educação a Distância - CAED; Universidade Aberta do Brasil - UAB; Ministério da Educação - MEC. Ano de Realização: 2013
MELILLO, Junia.
Duração: 16min 110 Produção: Innovatio - Laboratório de Arte e Tecnologias para a Educação Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - CEEAV Coordenação Geral: Evandro Lemos da Cunha Coordenação de Produção: Sérgio Vilaça Coordenação do Curso: Amir Brito Cadôr, Patrícia de Paula, Jussara Vitória Direção: Geraldo Loyola, Maurício Gino Produção: Alysson Faria Costa Imagens: Danilo Vilaça, Edgard Paiva, Filipe Chaves Roteiro: Cristiane Lage, Geraldo Loyola Edição: Danilo Vilaça, Edgard Paiva, Filipe Chaves Trilha sonora: "Prelúdio nº 4", Bach; "Odeon", Ernesto Nazareth. Execução: Junia Melillo Edição de Som: Jalver Bethônico Consultoria didática: Geraldo Loyola, Lucia Gouvêa Pimentel Fotos: Bruno Arita, Bruno Magalhães (Agência Nitro), Fábio Vimas, Panmela Ribeiro, Pedro Miranda, Pedro Mota, Tuca Vieira Agradecimentos: Taís Scaff, Paulo André (Grupo Galpão), Mariana Tavares (Diretora do documentário "Giramundo - uma história de títeres e marionetes"), Grupo Giramundo, Fábio Vimas. Realização: Sarasvati Produtora Financiamento: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Escola de Belas Artes - EBA, Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - CEEAV; Centro de Apoio à Educação a Distância - CAED; Universidade Aberta do Brasil - UAB; Ministério da Educação - MEC. Ano de Realização: 2014
MUNIZ, Mariana Lima.
Duração: 15min Produção: Innovatio - Laboratório de Arte e Tecnologias para a Educação Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - CEEAV Coordenação Geral: Evandro Lemos da Cunha Coordenação de Produção: Sérgio Vilaça Coordenação do Curso: Amir Brito Cadôr, Patrícia de Paula, Jussara Vitória Direção: Geraldo Loyola, Sérgio Vilaça Produção: Alysson Faria Costa, Graziella Luciano Imagens: Danilo Vilaça, Sérgio Vilaça Roteiro: Geraldo Loyola Edição: Filipe C. Storck, Geraldo Loyola Trilha sonora: Gustavo Félix Consultoria didática: Geraldo Loyola, Lucia Gouvêa Pimentel, Mariana Lima Muniz Agradecimentos: Alice de Araújo, Cláudio Alexandre de Carvalho, Daniela de Castro Lima, Fernanda Kelly Quintão Signorini, Fernanda 111 Xavier Ribeiro, Grupo Galpão, Grupo Maria Cutia, Joana Rachel Mendy, Laís dos Anjos Oliveira, Márcio A. C. de Melo, Marília Cristina Abreu Souza, Maurílio Rocha, Vitória Almerinda de Carvalho, Wendy Carla Dantas Rocha. Realização: Sarasvati Produtora Financiamento: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Escola de Belas Artes - EBA, Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - CEEAV; Centro de Apoio à Educação a Distância - CAED; Universidade Aberta do Brasil - UAB; Ministério da Educação - MEC. Ano de Realização: 2014
RESENDE, Hélio Passos.
Duração: 14min12s Produção: Innovatio - Laboratório de Arte e Tecnologias para a Educação Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - CEEAV Coordenação Geral: Evandro Lemos da Cunha Coordenação de Produção: Sérgio Vilaça Coordenação do Curso: Patrícia de Paula, Jussara Vitória Direção: Geraldo Loyola Produção: Alysson Faria Costa, Gabriela Gontijo Imagens: Filipe Chaves, Filipe C. Storck Roteiro: Geraldo Loyola Edição: Filipe C. Storck Trilha sonora: Rafael Sodré Edição de Som: Jalver Bethônico Consultoria didática: Geraldo Loyola, Lucia Gouvêa Pimentel Realização: Sarasvati Produtora Financiamento: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Escola de Belas Artes - EBA, Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - CEEAV; Centro de Apoio à Educação a Distância - CAED; Universidade Aberta do Brasil - UAB; Ministério da Educação - MEC. Ano de Realização: 2012
SOUKI, Adel.
Duração: 14min57s Produção: Innovatio - Laboratório de Arte e Tecnologias para a Educação Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - CEEAV Coordenação Geral: Evandro Lemos da Cunha Coordenação de Produção: Sérgio Vilaça Coordenação do Curso: Patrícia de Paula, Jussara Vitória Direção: Geraldo Loyola Produção: Alysson Faria Costa, Gabriela Gontijo Imagens: Filipe C. Storck, Filipe Chaves, José Alberto Bahia Duarte Texto final: Juliana Gouthier Macedo Narração: Aretha Galego Fotografias: Acervo pessoal, Miguel Aun 112 Consultoria didática: Geraldo Loyola, Lucia Gouvêa Pimentel Agradecimentos: Adel Souki, Grupo Moçambique de Nossa Senhora do Rosário - Divinópolis - Minas Gerais. Realização: Sarasvati Produtora Financiamento: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Escola de Belas Artes - EBA, Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - CEEAV; Centro de Apoio à Educação a Distância - CAED; Universidade Aberta do Brasil - UAB; Ministério da Educação - MEC. Ano de realização: 2012
ZAVAGLI, Mário.
Duração: 18min56s Produção: Innovatio - Laboratório de Arte e Tecnologias para a Educação Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - CEEAV Coordenação Geral: Evandro Lemos da Cunha Coordenação de Produção: Sérgio Vilaça Coordenação do Curso: Patrícia de Paula, Jussara Vitória Direção: Geraldo Loyola, Maurício Gino Produção: Alysson Faria Costa, Bethânia Glória Imagens: Edgard Paiva, Filipe C. Storck, Maurício Gino Roteiro: Cristiane Lage, Geraldo Loyola Edição: Edgard Paiva Trilha sonora: Rafael Sodré Consultoria didática: Geraldo Loyola, Lucia Gouvêa Pimentel Arquivos Festival de Inverno, 10 invernos (montagem e direção): José Américo Ribeiro, José Tavares de Barros; Direção de fotografia: Hélio Márcio Gaguardi; Som: Evandro Lemos da Cunha Realização: Sarasvati Produtora Financiamento: Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Escola de Belas Artes - EBA, Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais - CEEAV; Centro de Apoio à Educação a Distância - CAED; Universidade Aberta do Brasil - UAB; Ministério da Educação - MEC. Ano de Realização: 2012
Apêndice DVD com vídeo editado com trechos dos filmes da série Professor Artista e vídeo Abordagens sobre o material didático no ensino de Artes Visuais.
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