PRIMEIRA ATIVIDADE - Natália Maia

 


Universidade de Brasília

Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas

Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Artes Cênicas

Docente: Marcus Mota

Discente: Natália Maia Braz Silveira (222101248)

 

 

1 – Dissertação de Raquel Júlio Mastey

RECURSOS DO TEATRO EM CURSOS DE MEDICINA E ENFERMAGEM (Pós Graduação em Teatro, Florianópolis, 2018)

Eu escolhi essa dissertação como início do meu trabalho pois ela foi a primeira dissertação que eu li quando eu fui em busca de estudos sobre a participação de atores em simulação.

 Hoje, após ler muitos estudos sobre, me parece uma dissertação um pouco carente de informações. Eu percebo que para uma dissertação de pós graduação em teatro o conteúdo do estudo se baseia muito mais na área médica do que de fato na parte artística das simulações, apesar da divisão das partes em si. A autora divide a dissertação em um apanhado histórico das simulações em saúde, depois em recursos presentes em simulações e depois na descrição de algumas práticas que utilizaram atores nas simulações. A leitura do texto foi importante para eu ver o que eu não quero fazer em minha dissertação.

Metodologia:

Revisão bibliográfica, Metodologia Experimental Participante com levantamento. Metodologia Híbrida.

Sobre a análise da bibliografia:

A bibliografia de Raquel tem muitos artigos e cadernos institucionais. Também há a presença de algumas entrevistas, não muito vistas em bibliografias. A maior parte do recorte bibliográfico se refere a estudos das áreas da saúde.

Os que me interessaram:

ABRÃO, Karen. Avaliação baseada em Competências Empregando a Simulação – OSCE. In QUILIQUI. Simulação Clínica: do conceito à aplicabilidade. São Paulo: Editora Atheneu, 2012.

ARAÚJO, A. L. S. et al. O que é simulação e por que simular. In QUILIQUI. Simulação Clínica: do conceito à aplicabilidade. São Paulo: Editora Atheneu, 2012.

CONCEIÇÃO, Luann Vianna. Participação de atores em simulações na graduação de medicina PUC/PR. Curitiba, 28 de nov. de 2017. Entrevista.

MATOS, Paulo. Trabalho de ator em Simulações. Curitiba, 1 de dez. de 2017. Entrevista.

 

MONTEIRO, Silvia Maria. Participação de atores em simulações na graduação de medicina PUC/PR. Curitiba, 28 de nov. de 2017. Entrevista.

OLIVEIRA, Saionara Nunes de. Simulação Clínica com participação de atores no ensino da consulta de enfermagem: uma pesquisa-ação. Defesa em 20 de dez. 2013. 179p. Dissertação de Mestrado- UFSC, SC, 2014.

 

 

2 – Dissertação de Letícia Fructuoso

MEET (MEDICAL EDUCATION EMPOWERED BY THEATER) – UM ENCONTRO SENSÍVEL ENTRE O TEATRO E A MEDICINA (Pós Graduação em Educação, Campinas, 2019)

O trabalho da Letícia é muito interessante pois fala de uma metodologia que eu nunca havia ouvido falar e que se insere em meu campo de trabalho e pesquisa. MEET é uma metodologia ativa de ensino criada por Letícia Fructuoso, Adilson Ledubino, Márcia Strazzaccapa e Marco Antônio de Carvalho Filho usada em aulas obrigatórias para alunos do segundo ano do curso de Medicina da Universidade Estadual de Campinas, inicialmente, e que agora tem se expandido para outros semestres, cursos e até mesmo áreas. As aulas da metodologia são conduzidas por artistas e por médicos, inter-relacionando a Arte da Cena e a Educação Médica. Essa metodologia transdisciplinar foi inicialmente proposta para o desenvolvimento da comunicação e da relação médico-paciente, gerando maior humanidade entre os estudantes aspirantes da medicina. Ela demonstra a importância da necessidade da arte nestes ambientes e eu pretendo demonstrar isso em minha pesquisa também, por uma outra vertente.

A autora divide o estudo da seguinte forma: primeiro ela faz uma contextualização da definição de MEET e todas as suas abordagens, depois ela estrutura como é o funcionamento do MEET instituído nas salas de aula e traz exemplos das aplicações e cenas que foram geradas por um grupo específico de alunos, ao final ela debate sobre a prática e suas reflexões na vida acadêmica dos alunos de medicina.

Metodologia:

Revisão bibliográfica, Pesquisa Qualitativa com Pesquisa-Ação. Metodologia Híbrida.

Sobre a análise da bibliografia:

Na bibliografia de Letícia notamos a presença de muitas teses e dissertações. Seus conteúdos se equivalem para abordagens das áreas cênicas, da saúde e pedagógicas.

Os que me interessaram:

(CARVALHO-FILHO et al, 2014) CARVALHO-FILHO, Marco Antônio, SCHWELLER, Marcelo, WANDERLEI, Jamiro, STRAZZACAPPA, Márcia, SÁ, Flavio Cesar, CELERI, Eloisa Helena R. V. Metodologias Ativas para o Ensino de Empatia na Graduação em Medicina – Uma Experiência da Unicamp. Cadernos da ABEM, Volume 10. Ano: 2014.

(CHIARELLA et al, 2015) CHIARELLA, Tatiana, BIVANCO-LIMA, Danielle, MOURA, Juliana C., MARQUES, Maria C. C., MARSIGLIA, Regina M. G., A Pedagogia de Paulo Freire e o Processo Ensino Aprendizagem na Educação Médica, Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação Médica, vol. 39, n. 3, p. 418-425, 2015.

(FRUTUOSO, STRAZZACAPPA, 2019) FRUTUOSO, Leticia, STRAZZACAPPA, Márcia, MEET (Medical Education Empowered By Theater): Um encontro de acontecimentos. Não publicado, 2019.

(LEDUBINO, 2017) LEDUBINO, Adilson D., Teatro na Educação Médica, não publicado, 2017.

(SCHWELLER, 2014) Schweller, Marcelo D., O ensino de empatia no curso de graduação em medicina, Tese (Doutorado em Clínica Médica), Faculdades de Ciências Médicas - UNICAMP, Campinas/SP, 2014.

(STRAZZACAPPA, 2012) STRAZZACAPPA, Márcia. Educação somática e artes cênicas: Princípios e aplicações. Campinas, SP: Papirus, 2012.

(STRAZZACAPPA, 2018) STRAZZACAPPA, Márcia. Medical Education Empowered by Theater (MEET): a proven methodology to enhance communication. Não publicado, 2018.

 

3 – Tese de Adilson Doniseti Ledubino

TERRITÓRIOS DE AFETOS – O TRABALHO DO ATOR NA EDUCAÇÃO MÉDICA (Pós Graduação em Educação, Campinas, 2019)

A tese de Adilson é relevante em várias vertentes para o meu trabalho. Primeiro porque ela fala exatamente do que eu faço e do meu objeto de pesquisa, que são as Simulações Realísticas com atores. Segundo que ele escreve em uma forma de roteiro, que eu nunca havia visto antes em uma tese ou dissertação. Ele diz que seu ponto de partida foi um artigo de sua orientadora que propõe o desafio de produzir conhecimento em arte por meio da arte, sem se restringir a referências de outras áreas como filosofia, sociologia, linguística etc. Ela convida a escrever tendo como referência textos da própria arte. Eu achei interessantíssimo pois é uma forma de escrita diferenciada que me envolveu como leitora e estudante e que despertou ainda mais minha curiosidade para estudar o assunto.

Essa tese é a mais difícil quando eu penso em analisar sistematicamente, devido ao tipo de escrita mais abstrata.  O sumário da tese mais parece de um livro e é descrita de forma artística, ou seja, não separa exatamente em capítulos que vão falar sobre determinado tema. Todos os títulos são, inclusive, poéticos. Mas eu creio que a melhor definição que consigo fazer da distribuição das partes desse estudo seria: contextualização do ator dentro da área das simulações médicas (visão do ator), relação do ator com o ambiente médico e alunos de medicina e por fim como essa relação é percebida entre ambas as partes.

Metodologia:

Revisão bibliográfica, Pesquisa-Ação e Estudo de caso. Metodologia híbrida.

Sobre a análise da bibliografia:

A bibliografia de Adilson é bem extensa, se dividindo quase que igualitariamente entre artigos e livros. Há poucos outros tipos de leitura. Também há presença de filmografia (toda estrangeira) considerável que faz referência à forma de escrita que ele opta por fazer em toda a sua tese.

Os que me interessaram:

FRUTUOSO, Letícia R. MEET- Medical Education Empowered by Theater- Um encontro

sensível do Teatro com a Educação Médica Dissertação de Mestrado, Faculdade de

Educação da Unicamp. Campinas: 2019.

SCHWELLER, Marcelo O ensino de empatia no curso de graduação em medicina. Tese

de doutorado; FCM/Unicamp, Campinas: 2014.

TRONCON, Luiz E. A. Utilização de pacientes simulados no ensino e na avaliação de

habilidades clínicas. In Simpósio Didática II- Simulação Medicina (Ribeirão Preto): 2007;

40 (2): 180-191

Patch Adams- o amor é contagioso. Comédia dramática; EUA:1998; Direção: Tom

Shadyac.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

pesquisa bibliográfica Revistas

Primeira Atividade - Dhenise Galvão

EXERCÍCIO 1- IVANA MOTTA