PRIMEIRA ATIVIDADE - Natália Maia
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Artes Cênicas
Docente: Marcus Mota
Discente: Natália Maia Braz Silveira (222101248)
1 – Dissertação de
Raquel Júlio Mastey
RECURSOS DO TEATRO EM
CURSOS DE MEDICINA E ENFERMAGEM (Pós Graduação em Teatro, Florianópolis, 2018)
Eu escolhi essa
dissertação como início do meu trabalho pois ela foi a primeira dissertação que
eu li quando eu fui em busca de estudos sobre a participação de atores em
simulação.
Hoje, após ler muitos estudos sobre, me parece
uma dissertação um pouco carente de informações. Eu percebo que para uma
dissertação de pós graduação em teatro o conteúdo do estudo se baseia muito
mais na área médica do que de fato na parte artística das simulações, apesar da
divisão das partes em si. A autora divide a dissertação em um apanhado
histórico das simulações em saúde, depois em recursos presentes em simulações e
depois na descrição de algumas práticas que utilizaram atores nas simulações. A
leitura do texto foi importante para eu ver o que eu não quero fazer em minha
dissertação.
Metodologia:
Revisão
bibliográfica, Metodologia Experimental Participante com levantamento.
Metodologia Híbrida.
Sobre a análise da
bibliografia:
A bibliografia de
Raquel tem muitos artigos e cadernos institucionais. Também há a presença de
algumas entrevistas, não muito vistas em bibliografias. A maior parte do
recorte bibliográfico se refere a estudos das áreas da saúde.
Os que me interessaram:
ABRÃO, Karen. Avaliação baseada em Competências Empregando a Simulação – OSCE. In QUILIQUI. Simulação Clínica: do conceito à
aplicabilidade. São Paulo: Editora Atheneu, 2012.
ARAÚJO,
A. L. S. et al. O que é simulação e por que simular. In QUILIQUI.
Simulação Clínica: do conceito à aplicabilidade. São Paulo: Editora Atheneu,
2012.
CONCEIÇÃO, Luann
Vianna. Participação de atores em simulações na graduação de medicina PUC/PR.
Curitiba, 28 de nov. de 2017. Entrevista.
MATOS,
Paulo. Trabalho de ator em Simulações. Curitiba, 1 de dez. de 2017.
Entrevista.
MONTEIRO,
Silvia Maria. Participação de atores em simulações na
graduação de medicina PUC/PR. Curitiba, 28 de nov. de 2017. Entrevista.
OLIVEIRA,
Saionara Nunes de. Simulação Clínica com participação de atores no ensino da
consulta de enfermagem: uma pesquisa-ação. Defesa em 20 de dez. 2013. 179p.
Dissertação de Mestrado- UFSC, SC, 2014.
2 – Dissertação de
Letícia Fructuoso
MEET (MEDICAL
EDUCATION EMPOWERED BY THEATER) – UM ENCONTRO SENSÍVEL ENTRE O TEATRO E A
MEDICINA (Pós Graduação em Educação, Campinas, 2019)
O trabalho da Letícia
é muito interessante pois fala de uma metodologia que eu nunca havia ouvido
falar e que se insere em meu campo de trabalho e pesquisa. MEET é uma
metodologia ativa de ensino criada por Letícia Fructuoso, Adilson Ledubino,
Márcia Strazzaccapa e Marco Antônio de Carvalho Filho usada
em aulas obrigatórias para alunos do segundo ano do curso de Medicina da
Universidade Estadual de Campinas, inicialmente, e que agora tem se expandido
para outros semestres, cursos e até mesmo áreas. As aulas da metodologia são
conduzidas por artistas e por médicos, inter-relacionando a Arte da Cena e a
Educação Médica. Essa metodologia transdisciplinar foi inicialmente proposta
para o desenvolvimento da comunicação e da relação médico-paciente, gerando
maior humanidade entre os estudantes aspirantes da medicina. Ela demonstra a
importância da necessidade da arte nestes ambientes e eu pretendo demonstrar
isso em minha pesquisa também, por uma outra vertente.
A autora divide o
estudo da seguinte forma: primeiro ela faz uma contextualização da definição de
MEET e todas as suas abordagens, depois ela estrutura como é o funcionamento do
MEET instituído nas salas de aula e traz exemplos das aplicações e cenas que
foram geradas por um grupo específico de alunos, ao final ela debate sobre a
prática e suas reflexões na vida acadêmica dos alunos de medicina.
Metodologia:
Revisão bibliográfica,
Pesquisa Qualitativa com Pesquisa-Ação. Metodologia Híbrida.
Sobre a análise da
bibliografia:
Na bibliografia de
Letícia notamos a presença de muitas teses e dissertações. Seus conteúdos se
equivalem para abordagens das áreas cênicas, da saúde e pedagógicas.
Os que me
interessaram:
(CARVALHO-FILHO et
al, 2014) CARVALHO-FILHO, Marco Antônio, SCHWELLER, Marcelo, WANDERLEI,
Jamiro, STRAZZACAPPA, Márcia, SÁ, Flavio Cesar, CELERI, Eloisa Helena R. V.
Metodologias Ativas para o Ensino de Empatia na Graduação em Medicina – Uma
Experiência da Unicamp. Cadernos da ABEM, Volume 10. Ano: 2014.
(CHIARELLA et
al, 2015) CHIARELLA, Tatiana, BIVANCO-LIMA, Danielle, MOURA, Juliana C.,
MARQUES, Maria C. C., MARSIGLIA, Regina M. G., A Pedagogia de Paulo Freire e o
Processo Ensino Aprendizagem na Educação Médica, Rio de Janeiro: Revista
Brasileira de Educação Médica, vol. 39, n. 3, p. 418-425, 2015.
(FRUTUOSO,
STRAZZACAPPA, 2019) FRUTUOSO, Leticia, STRAZZACAPPA, Márcia, MEET (Medical
Education Empowered By Theater): Um encontro de acontecimentos. Não
publicado, 2019.
(LEDUBINO, 2017)
LEDUBINO, Adilson D., Teatro na Educação Médica, não publicado, 2017.
(SCHWELLER, 2014)
Schweller, Marcelo D., O ensino de empatia no curso de graduação em medicina,
Tese (Doutorado em Clínica Médica), Faculdades de Ciências Médicas - UNICAMP,
Campinas/SP, 2014.
(STRAZZACAPPA,
2012) STRAZZACAPPA, Márcia. Educação somática e artes cênicas: Princípios e
aplicações. Campinas, SP: Papirus, 2012.
(STRAZZACAPPA,
2018) STRAZZACAPPA, Márcia. Medical Education Empowered by Theater (MEET): a
proven methodology to enhance communication. Não publicado, 2018.
3 – Tese de Adilson
Doniseti Ledubino
TERRITÓRIOS DE AFETOS
– O TRABALHO DO ATOR NA EDUCAÇÃO MÉDICA (Pós Graduação em Educação, Campinas,
2019)
A tese de Adilson é
relevante em várias vertentes para o meu trabalho. Primeiro porque ela fala
exatamente do que eu faço e do meu objeto de pesquisa, que são as Simulações
Realísticas com atores. Segundo que ele escreve em uma forma de roteiro, que eu
nunca havia visto antes em uma tese ou dissertação. Ele diz que seu ponto de
partida foi um artigo de sua orientadora que propõe o desafio de produzir
conhecimento em arte por meio da arte, sem se restringir a referências de
outras áreas como filosofia, sociologia, linguística etc. Ela convida a
escrever tendo como referência textos da própria arte. Eu achei
interessantíssimo pois é uma forma de escrita diferenciada que me envolveu como
leitora e estudante e que despertou ainda mais minha curiosidade para estudar o
assunto.
Essa tese é a mais
difícil quando eu penso em analisar sistematicamente, devido ao tipo de escrita
mais abstrata. O sumário da tese mais
parece de um livro e é descrita de forma artística, ou seja, não separa
exatamente em capítulos que vão falar sobre determinado tema. Todos os títulos
são, inclusive, poéticos. Mas eu creio que a melhor definição que consigo fazer
da distribuição das partes desse estudo seria: contextualização do ator dentro
da área das simulações médicas (visão do ator), relação do ator com o ambiente
médico e alunos de medicina e por fim como essa relação é percebida entre ambas
as partes.
Metodologia:
Revisão
bibliográfica, Pesquisa-Ação e Estudo de caso. Metodologia híbrida.
Sobre a análise da
bibliografia:
A bibliografia de
Adilson é bem extensa, se dividindo quase que igualitariamente entre artigos e
livros. Há poucos outros tipos de leitura. Também há presença de filmografia
(toda estrangeira) considerável que faz referência à forma de escrita que ele
opta por fazer em toda a sua tese.
Os que me
interessaram:
FRUTUOSO,
Letícia R. MEET- Medical Education Empowered by Theater- Um encontro
sensível
do Teatro com a Educação Médica Dissertação de Mestrado, Faculdade de
Educação da
Unicamp. Campinas: 2019.
SCHWELLER,
Marcelo O ensino de empatia no curso de graduação em medicina. Tese
de doutorado;
FCM/Unicamp, Campinas: 2014.
TRONCON,
Luiz E. A. Utilização de pacientes simulados no ensino e na avaliação de
habilidades
clínicas. In Simpósio Didática II- Simulação Medicina (Ribeirão Preto): 2007;
40 (2): 180-191
Patch
Adams- o amor é contagioso. Comédia dramática; EUA:1998; Direção: Tom
Shadyac.
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