Primeira Atividade - Natália Pires
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Estudante: Natália Pereira Pires
Matricula: 22/2101257
Minha pesquisa configura-se como investigação teórico-criativa debruçada em um processo de criação artística, sendo a pesquisa espaço de discussão, problematização e indagação sobre o processo criativo, buscando, além do resultado, um encontro com o próprio processo. O objetivo é desenvolver pesquisa para elaboração de partitura cênica de espetáculo onde o universo poético da duplicidade, fragmentação e reflexão serão experimentadas no âmbito de diferentes linguagens artísticas conectadas em um processo de composição multimodal que (inter)relaciona a dimensão sonora (texto, voz cantada, música, sonoplastia), a dimensão cinética (imagem em movimento, corpo em movimento), a dimensão visual (cenografia, iluminação indumentária, projeções audiovisuais), a dimensão tecnológica (processamento vocal, distribuição espacial-sonora e integração entre cinética real e virtual) em uma relação integrada e dialógica. A centelha primária do projeto é a sonoridade, embora tratada de forma não hierarquizada com relação às demais linguagens artísticas.
Tendo isso, para realização deste trabalho decidi buscar algumas dissertações que tratassem da arte sonora, chegando às dissertações de mestrado de Carlos Tsuda e Lilian Campesato. Também achei importante selecionar uma pesquisa que cujo foco fosse a elaboração de um espetáculo multimodal, chegando à tese de doutorado de Shari Simpsom de Almeida.
1) TSUDA, Carlos Eduardo. Arte Sonora e Espaço: estética e novas possibilidades poéticas. Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Universidade Católica de São Paulo. 2014.
Considerei tal dissertação interessante pois ela discute os processos de hibridização entre som e espaço observando o percurso histórico em áreas como a música, a arquitetura, as artes visuais, a engenharia acústica e a performance. A pesquisa buscou demonstrar como a relação entre som e espaço ganha novos sentidos diante das formas instalativas típicas nas experiências mais recentes com o som, além de examinar diferentes modalidades de percepção do som e de que modo essa percepção difere das demais linguagens. O que me chamou mais a atenção foi o fato de as análises servirem como ponto de partida para estudos de caso em que o autor reflete sobre seu próprio processo criativo no desenvolvimento de obras imersivas, indo ao encontro do percurso que desejo realizar na minha pesquisa.
O autor passa por temas interessantes como a sinestesia, imagens sonoras e auralidade, e sua relação com a arquitetura e ocupação de diferentes tipos de espaços. Com relação à bibliografia, selecionei algumas referências que me pareceram interessantes, ligadas à sinestesia, presença e telepresença e a uma concepção global da performance na sua interação dialógica entre diferentes linguagens artísticas:
Araujo, Yara Rondon Guasque. Telepresença: interação e interfaces. São Paulo, EDUC, 2005.
Basbaun, Sérgio. Sinestesia e percepção digital. In Revista TECCOGS - REvista Digital de Tecnologias Cognitivas. Tecnologias de Inteligência e Design Digital TIDD - PUC -SP, 2012.
Cohen, Renato. Performance como linguagem. São Paulo. Perspectiva. 2002.
Fabião, Eleonora. Corpo Cênico, Estado Cênico. In Revista Contrapontos. Escola de Comunicação, Rio de Janeiro, UFRJ, 2010.
Glusberg, Jorge. A arte da performance. São Paulo, Perspectiva, 2003.
Leote, Rosangela. Da performance ao vídeo. Dissertação de Mestrado, Unicamp: campinas, 1994)
Leote, Rosangela. Performance e videoperformance: especificidades e relações. In Anais do Congresso Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP 10 Anos. ANPAP: São Paulo, 1996.
Licht, Alan. Sound Art: Beyond Music, Between Categories. New York: Rizolli International Publications, 2007.
London, B and Morinis, L (org.). Sounding. New York: The Museum of Modern Art. 2007.
Plaza, Julio. Arte e Interatividade: Autor-obra-recepção. Revista de Pós-graduação CPG, Instituto de Artes, Unicamp (2000).
Schulz, B., Ed. Ressonances: aspect of sound art. Heidelberg, Kehrer Verlag.
Stolf, Raquel. Entre a palavra pênsil e a escuta porosa (investigação sob proposições sonoras). Instituto de Artes. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado (2011)
2) CAMPESATO, Lílian. Arte Sonora: uma Metamorfose das Musas. Escola de Comunicação e Artes, USP, 2007.
A pesquisa tem como objetivo realizar um mapeamento de questões presentes em um conjunto de obras que, a partir dos anos 70 vem se agrupando sobre o termo arte sonora. O trabalho realiza levantamento e análise, por meio de bibliografía, discografia, catálogos de obras , entre outras fontes, abordando o trabalho de vários artistas que se destacam nesse âmbito, o que me pareceu interessante como percurso metodológico uma vez que em minha pesquisa realizarei percurso semelhante de observação e levantamento de obras que dialoguem tanto com o tema do trabalho a ser desenvolvimento quanto com metodologias de criação multimodal envolvendo arte e tecnologia.
A pesquisa de Campesato se debruça sobre três referências fundamentais: eletroacústica, Istallation Art e Performance Art, concentrando-se posteriormente na chamada Arte Sonora, delimitando 5 aspectos fundamentais para análise e compreensão desse repertório: sonoridade, tecnologia, interação, espaço e tempo. Além disso alguns capítulos foram de especial interesse para os caminhos referenciais que venho tomando: o capítulo "Música Acusmática: poética e imagens sonoras" e o capítulo que trata sobre os cinco aspectos fundamentais da arte sonora, que me permitiram ampliar a compreensão sobre arte e interatividade e a conexão entre som e espaço. Dentre a bilbiografia utilizada pela autora, selecionei algumas referências ligadas à conceitualização da arte sonora, e ao uso de novas tecnologias na arte como um todo e especificamente na música.
Ahrens, C. Sonorus Light Space. KlangRaumLichtZeit. C. Kubish. Heidelberg, Kehrer Verlag: 04, 2000.
Aldrich, N. B. What is Sound Art? 2005.
Caesar, R. Novas Tecnologias e outra escuta: para escutar a música feita com tecnologia recente. I Colóquio de Pesquisa e Pós-Graduação da Escola de Música/UFRJ, rio de Janeiro. 2000.
Cascone, K. The aesthetics of failure: post digital tendencies in contemporary computer music. Computer Music Journal 24(4): 12-18. 2000.
Chion, M. Músicas, media e tecnologia. Lisboa, Instituto Piaget, 1997.
Couchot, E. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre, Ed. da UFRGS. 2003.
3) ALMEIDA, SHARI, S. O Uso De Metáforas, Imagens E Narrativas Na Construção De Sentido De Uma Performance Multimodal. Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro, 2018.
Meu interesse na escolha dessa tese foi o fato de que a mesma se debruça sobre o processo de criação de uma performance multimodal. Não encontrei no campo das artes cênicas alguma dissertação ou tese que abarque esse campo, tendo encontrado diversos artigos (no campo das artes cênicas e música) mais concentrados no campo da música. O trabalho de Almeida foi desenvolvido com o objetivo de criar uma performance multimodal de três obras importantes no repertório solo da flauta transversal. A autora teve como material primário para a criação da performance entrevistas abertas e semi-estruturadas realizadas com quatorze flautistas de diferentes formações e nacionalidades. Com os dados obtidos, a autora relacionou recursos extra-musicais à performance, concentrando-se nas imagens e gestualidade.
Uma das grandes contribuições foi a explicitação do processo criativo, que foi tanto espaço de experimentação quanto resultado da pesquisa, indo ao encontro dos caminhos que busco percorrer no desenvolvimento da minha pesquisa. A tese apresenta dois capítulos que enfatizo: um no qual ela apresenta as diferenças entre intérprete e performer; outro dedicado à música e narrativa, onde analisa o uso de recursos extra-musicais na construção narrativa da performance. O capítulo final é dedicado à exposição do processo criativo, e foi bastante interessante ver a estrutura de construção da tese. No que diz respeito à bibliografia selecionei obras de referência que inter-relacionam as diferentes linguagens performáticas enfatizando a potência multissensorial da performance musical.
Traldi, C., Campos, C., Manzolli, J. Os Gestos Incidentais E Cênicos Na Interação Entre Percussão E Recursos Visuais In Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, ANPOM. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2007.
Traldi, C., Manzolli, J. Construção De Uma Interpretação Multisensorial In Simpósio de Cognição e Artes Musicais, SIMCAM. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.
Rink, John, ed. Musical Performance - a Guide to Understanding. 8 ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
Varèse, Edgard e Wen-chung. The Liberation of Sound: Perspectives of new Music, Vol.5 No1, p.11-19.
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