UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

INSTITUTO DE ARTES - IdA

DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS



Metodologia de Pesquisa em Artes Cênicas

Professor: Marcus Mota

Mestranda: Thaís Cordeiro Puccinelli

Exercício 1: Análise de dissertações

 

Como parte da proposta metodológica da unidade curricular Metodologia de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, foi proposto uma observação atenta para com três dissertações de mestrado que dialoguem com a nossa área de interesse. Nessa proposta me interessa olhar para os caminhos metodológicos e referências bibliográficas dos autores selecionados, pois essas duas questões me trazem inquietações no que tange as tomadas de decisões de meu processo de pesquisa. Como ferramenta de busca, me debrucei sobre o repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB), o qual pode ser acessado no seguinte endereço eletrônico: https://repositorio.unb.br/ . Vale ressaltar que para resgatar as dissertações, busquei pelas seguintes palavras-chave: Dança. Improvisação. Acessibilidade. Diversidade. Pessoa com Deficiência. Abaixo, estabeleço uma organização visual da atividade em questão:

 

Universidade

Dissertação

Pesquisador

Publicação

Orientador

Acesso

UnB

Meu corpo, teu corpo e este outro: Visitando os Processos Criativos do Projeto Pés

Rafael Tursi

2014

Graça Veloso

https://repositorio.unb.br/handle/10482/17748

UnB

Processos composicionais de espetáculos com grupos mistocolaborativos

Mônica Gspar

2020

Alice Stefânia

https://repositorio.unb.br/handle/10482/40210

UnB

Corpos que dançam na diversidade e na criação

Alessandra Terra

2013

Dulce Suassuna

https://repositorio.unb.br/handle/10482/14742

 

 












MATSUTACKE, Rafael Augusto Tursi. Meu corpo, teu corpo e este outro: visitando os processos criativos do Projeto PÉS. 2014. 111, 14 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.


O trabalho Meu Corpo, Teu Corpo e Este Outro, orientado pelo Prof. Dr. Graça Veloso e desenvolvido pelo Pesquisador Rafael Tursi, faz uma visita aos processos criativos em teatro-dança realizados pelo Projeto PÉS, desde sua criação até o ano de 2014 quando a pesquisa foi defendida. Hoje, o grupo se encontra com 11 anos de atividades em dança, teatro, educação inclusiva e terreno fértil para pesquisas acadêmicas. Vale ressaltar que após 8 anos de sua publicação, muito se transformou, inclusive, deixando de ser “Projeto Pés” para assumir um lugar identitário de Companhia artística, profissional no DF, PÉS Teatro-Dança com Pessoas com Deficiência. A presente pesquisa foi escolhida, pois dialoga diretamente com o meu processo de mestrado. Tursi é o idealizador, coordenador e diretor do PÉS, e nele me insiro enquanto dançarina, pesquisadora e assistente de coordenação. Em sua pesquisa de mestrado, o pesquisador reflete a criação de grupo com pessoas com deficiências múltiplas, perpassa por caminhos pedagógicos, criativos e resultado estético de dois espetáculos, sendo eles: Klepsydra e Grãos. Percebo que se trata de uma escrita, apesar de sensível, bastante objetiva, com capítulos curtos e potentes.

Direcionei minha atenção às referências bibliográficas, devido as orientações do Professor Marcus Mota em sala de aula, assim, obtive o seguinte levantamento quantitativo: Livro: 26; Dissertação: 1; Tese: 1; Artigo: 12; Decreto: 2; Espetáculos: 3; Documentário: 1; Diário de bordo: 1; Monografia: 2; TOTAL: 49.

Observei que o autor escolheu majoritariamente livros para embasar a sua pesquisa, entendo que no ano de sua publicação, a temática dança e deficiência ainda era pouco pesquisada e aprofundada academicamente no Brasil, por isso a escolha por livros. No entanto, de 2015 para cá, demos um salto nessa temática, o que me faz priorizar as pesquisas desenvolvidas academicamente por meus pares. Notei, também, que há pouca referência atual, de acordo com o período de pesquisa, e pouca diversidade em pensamentos de dança e movimento.

 

 


OLIVEIRA, Mônica Ferreira Gaspar de. Processos composicionais de espetáculos com grupos misto-colaborativos. 2020. 189 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.


Mônica Gaspar, orientada pela Prof.ª Dr.ª Alice Estefânia, mapeia e analisa processos composicionais e aspectos relativos à direção cênica em dois espetáculos cujo elenco é composto por pessoas com e sem deficiência. Os espetáculos são: O Improvável amor de Luh Malagueta e MC limonada, dirigido por ela e Amplexos, realizado pelo PÉS Teatro-Dança com Pessoas com Deficiência, dirigido por Rafael Tursi. As principais análises contemplam: a composição dos espetáculos, a direção cênica, a construção coletiva e colaborativa dos processos, em suas dimensões estética, teatral e pedagógica. Para realizar sua pesquisa, Mônica se debruça em cartografias e pesquisa-interação. Me chama muito a atenção o comprometimento e qualidade em que a dissertação é organizada. Suas escolhas de referenciais são diversas e atualizadas, dialoga com grandes e respeitados nomes, assim como com diversos pesquisadores contemporâneos em formação. Percebo, e admiro, sua responsabilidade ética com a produção de conhecimento acadêmico, visto que a dissertação apresenta, também, o resultado da busca realizada, prioritariamente, no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, sobre as pesquisas que relacionam artes cênicas e deficiência no Brasil e no exterior no período de 2015 a 2020 e exibe um levantamento, realizado virtualmente, de grupos e artistas brasileiros que contemplam em seus elencos pessoas com deficiência.

 

 

TERRA, Alessandra Matos. Corpos que dançam na diversidade e na criação. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.

 

Alessandra Terra defendeu a sua dissertação em 2013, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Dulce Suassuna, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

Nesta pesquisa se propõe a analisar a dança contemporânea, formado por pessoas com e sem deficiência, buscando identificar as possibilidades da dança para expressão da diversidade de corpo e de práticas e, por consequência, a construção de suas identidades sociais. Seus sujeitos de pesquisa foram os dançarinos e dançarinas do PÉS Teatro-Dança e, embora sua metodologia não estivesse diretamente apontada em sua introdução, havia uma diluição do seu caminho percorrido, dessa forma, compreendi que se tratava de um estudo de caso, utilizando como técnicas: entrevista semiestruturada, observação direta e registro de vídeo. Tal dissertação foi a que mais se aproxima de me provoca enquanto mestranda, uma vez que essa dialogue diretamente com os meus desejos de pesquisa, me instiga e nutre a aprofundar na dança produzida pelo PÉS e como essas danças contribuem na individualidade de cada corpo com deficiência.


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